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dc.creatorMaciel, Samanta Lopes
dc.creatorFerreira, Ana Paula Ribeiro
dc.creatorLima, Marcelo
dc.creatorSilva, Maria Izabel Costa da
dc.date.accessioned2017-07-24T13:32:08Z
dc.date.available2017-07-24T13:32:08Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1193
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectPronatecpt_BR
dc.subjectTrabalho e Mercado de Formaçãopt_BR
dc.titleA atual política nacional de educação profissional: análise crítica do PRONATECpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar o Pronatec (Bolsa-Formação) com objetivo de problematizar alguns resultados do programa. Metodologicamente, esse artigo baseia-se na pesquisa bibliográfica, da produção crítica sobre esse tema, e na análise documental dos relatórios de Gestão dos campi IFES, do SETEC/MEC 2013, da auditória da CGU (27/08/2014) e de dados presentes em sites governamentais. Analisando-se os resultados dessa política no período de 2011 a 2014, indicamos que o Pronatec parte de uma concepção restrita de Trabalho e de Formação Humana, representando um retrocesso enquanto política educacional para a educação profissional que se orienta pela lógica da formação para o mercado pela via do mercado de formação, esvaziando o sentido do direito à educação.pt_BR


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