dc.creator | Maciel, Samanta Lopes | |
dc.creator | Ferreira, Ana Paula Ribeiro | |
dc.creator | Lima, Marcelo | |
dc.creator | Silva, Maria Izabel Costa da | |
dc.date.accessioned | 2017-07-24T13:32:08Z | |
dc.date.available | 2017-07-24T13:32:08Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1193 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Pronatec | pt_BR |
dc.subject | Trabalho e Mercado de Formação | pt_BR |
dc.title | A atual política nacional de educação profissional: análise crítica do PRONATEC | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca analisar o Pronatec (Bolsa-Formação) com objetivo de problematizar
alguns resultados do programa. Metodologicamente, esse artigo baseia-se na pesquisa
bibliográfica, da produção crítica sobre esse tema, e na análise documental dos relatórios de Gestão
dos campi IFES, do SETEC/MEC 2013, da auditória da CGU (27/08/2014) e de dados presentes
em sites governamentais. Analisando-se os resultados dessa política no período de 2011 a 2014,
indicamos que o Pronatec parte de uma concepção restrita de Trabalho e de Formação Humana,
representando um retrocesso enquanto política educacional para a educação profissional que se
orienta pela lógica da formação para o mercado pela via do mercado de formação, esvaziando
o sentido do direito à educação. | pt_BR |