Tradução comentada da obra "novos elementos das seções cônicas" (Philippe de La Hire- 1679) e sua relevância para ensino de matemática
dc.creator | Quaranta Neto, Francisco | |
dc.date.accessioned | 2017-05-26T17:40:23Z | |
dc.date.available | 2017-05-26T17:40:23Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.isbn | 978-85-8333-011-0 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1101 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.title | Tradução comentada da obra "novos elementos das seções cônicas" (Philippe de La Hire- 1679) e sua relevância para ensino de matemática | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Reitoria | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.description.resumo | As pesquisas em história da matemática têm aumentado muito no Brasil e cresce o número de jovens pesquisadores que obtêm graus de mestre ou doutor com pesquisas nessa área. Uma ferramenta essencial para essas pesquisas é a leitura de fontes originais. Da mesma maneira que, em literatura, é necessário ler um autor para realmente conhecê-lo, em matemática é importante termos contacto direto com obras relevantes do passado, para vermos como a matemática era praticada e transmitida ao longo de seu desenvolvimento. No Brasil, infelizmente, são poucas as traduções de obras clássicas de matemática, o que prejudica o conhecimento da história da matemática, mormente por alunos de cursos de graduação, bacharelado ou licenciatura. | pt_BR |