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dc.creatorSantos, Jean Mac Cole Tavares
dc.creatorSouza, Francisco das Chagas Silva
dc.creatorDiógenes, Elione Maria Nogueira
dc.date.accessioned2017-05-26T17:38:27Z
dc.date.available2017-05-26T17:38:27Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.isbn978-85-8333-045-5pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1094
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleEnsino médio: história, mobilização, perspectivas pt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentReitoriapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.description.resumoNo atual contexto político-social, científico e tecnológico, a instituição escolar assume a responsabilidade por uma educação que conduza ao exercício da cidadania e do trabalho. Para o educando, não se trata mais de, simplesmente, acumular informações e decorar fórmulas, mas de obter uma sólida base de conhecimentos e desenvolver a capacidade de análise, reflexão e criação, além de dominar as novas e diferentes tecnologias. Nesse sentido, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 (LDB), segundo a qual o ensino médio é a “etapa final da educação básica” (Art.36) e, como tal, “deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social” (Art.1º § 2º), os Parâmetros Curriculares Nacionais vislumbram como perspectiva para esse nível de ensino as seguintes finalidades: • a formação da pessoa, de maneira a desenvolver valores e competências necessárias à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa; • o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; • a preparação e a orientação básica para a sua integração ao mundo do trabalho, com as competências que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo; • o desenvolvimento das competências para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos. (PCN – Ensino Médio, Bases Legais, 2000. p. 10)pt_BR


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