dc.description.resumo | No atual contexto político-social, científico e tecnológico, a instituição escolar assume a responsabilidade por uma educação que conduza ao exercício da cidadania e do trabalho. Para o educando, não se trata mais de, simplesmente, acumular informações e decorar fórmulas, mas de obter uma sólida base de conhecimentos e desenvolver a capacidade de análise, reflexão e criação, além de dominar as novas e diferentes tecnologias. Nesse sentido, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 (LDB), segundo a qual o ensino médio é a “etapa final da educação básica” (Art.36) e, como tal, “deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social” (Art.1º § 2º), os Parâmetros Curriculares Nacionais vislumbram como perspectiva para esse nível de ensino as seguintes finalidades: • a formação da pessoa, de maneira a desenvolver valores e competências necessárias à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa; • o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; • a preparação e a orientação básica para a sua integração ao mundo do trabalho, com as competências que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo; • o desenvolvimento das competências para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos. (PCN – Ensino Médio, Bases Legais, 2000. p. 10) | pt_BR |