Mostrar registro simples

dc.creatorVentura, Francisca Carneiro
dc.creatorGomes, Gilcimar
dc.creatorOliveira, Kevin Barbosa de
dc.creatorPrado, Maria Raimunda Matos
dc.creatorSilva, Neyvan Renato Rodrigues da
dc.creatorMacil, Ricardo André de Medeiros
dc.date.accessioned2017-05-26T17:34:08Z
dc.date.available2017-05-26T17:34:08Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.isbn978-85-89571-93-7pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1086
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectPráticas laboratoriaispt_BR
dc.subjectExperimentospt_BR
dc.titleExperimentos biológicos: a prática no cotidiano pt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentReitoriapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.description.resumoNeste livro, os autores buscam, de forma didática, apresentar atividades experimentais, em laboratório, específicas ao ensino e à aprendizagem de conteúdos escolares de Biologia. Inicialmente, abordam o processo histórico e a importância das práticas laboratoriais no ensino de Biologia, a valorização do estudante como sujeito ativo no processo ensino aprendizagem e enfatizam as práticas laboratoriais como objeto integrador entre teoria e prática sem esquecer as dimensões técnica e política do processo educativo. A obra foi elaborada com o objetivo de contribuir para o planejamento didático-pedagógico dos docentes que lidam com atividades laboratoriais de Biologia no Ensino Médio, disponibilizando, de forma organizada, uma série de experimentos biológicos. Os conteúdos básicos dos experimentos foram selecionados e retrabalhados, na perspectiva de dar ao material uma configuração que permitisse uma utilização flexível, de acordo com as possibilidades e necessidades do usuário. Apesar da preocupação em selecionar experimentos biológicos que fossem exequíveis por professores em diversas realidades escolares, compreendemos que alguns deles podem, em razão das condições objetivas de trabalho nos laboratórios, não serem desenvolvidos da forma como aqui estão descritos. No entanto, a criatividade e o espírito inventivo dos professores podem torná-los realizáveis. Mesmo não acreditando na excelência de uma única técnica de ensino em si mesma, neste estudo, apontamos de modo particular, a técnica de ensino denominada “Demonstração Didática”, pelo fato de essa técnica continuar sendo muito utilizada nos laboratórios, além de ser relevante para esse tipo de aula. O livro apresenta os experimentos selecionados, de forma organizada por conteúdo do ensino de Biologia com objetivos, materiais e procedimentos necessários a cada prática. Traz ainda um capítulo especial que discute a aula de campo, apresentando um modelo de planejamento e um relatório de observação específico para este tipo de aula.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples