dc.description.resumo | Neste livro, os autores buscam, de forma didática, apresentar atividades experimentais, em laboratório, específicas ao ensino e à aprendizagem de conteúdos escolares de Biologia. Inicialmente, abordam o processo histórico e a importância das práticas laboratoriais no ensino de Biologia, a valorização do estudante como sujeito ativo no processo ensino aprendizagem e enfatizam as práticas laboratoriais como objeto integrador entre teoria e prática sem esquecer as dimensões técnica e política do processo educativo. A obra foi elaborada com o objetivo de contribuir para o planejamento didático-pedagógico dos docentes que lidam com atividades laboratoriais de Biologia no Ensino Médio, disponibilizando, de forma organizada, uma série de experimentos biológicos. Os conteúdos básicos dos experimentos foram selecionados e retrabalhados, na perspectiva de dar ao material uma configuração que permitisse uma utilização flexível, de acordo com as possibilidades e necessidades do usuário. Apesar da preocupação em selecionar experimentos biológicos que fossem exequíveis por professores em diversas realidades escolares, compreendemos que alguns deles podem, em razão das condições objetivas de trabalho nos laboratórios, não serem desenvolvidos da forma como aqui estão descritos. No entanto, a criatividade e o espírito inventivo dos professores podem torná-los realizáveis. Mesmo não acreditando na excelência de uma única técnica de ensino em si mesma, neste estudo, apontamos de modo particular, a técnica de ensino denominada “Demonstração Didática”, pelo fato de essa técnica continuar sendo muito utilizada nos laboratórios, além de ser relevante para esse tipo de aula. O livro apresenta os experimentos selecionados, de forma organizada por conteúdo do ensino de Biologia com objetivos, materiais e procedimentos necessários a cada prática. Traz ainda um capítulo especial que discute a aula de campo, apresentando um modelo de planejamento e um relatório de observação específico para este tipo de aula. | pt_BR |