dc.description.resumo | O primeiro livro lançado a partir das produções acadêmicas decorrentes dos Cursos de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos denominou-se “Formação de educadores para o Proeja: intervir para integrar”. Produzido por professores e estudantes dessa Especialização das turmas cujas atividades se desenvolveram entre 2006 e 2008. Seguindo a mesma lógica do primeiro, este segundo livro, intitulado “Proeja no IFRN: práticas pedagógicas e formação docente”, é fruto das monografias e outras pesquisas realizadas por estudantes e professores das turmas da Especialização que se desenvolveram no período de 2007 a 2009, nos campi Natal Central, Currais Novos e Mossoró. Os temas abordados nos oito capítulos se interrelacionam com o objetivo de provocar seus leitores - professores, gestores, estudantes e educadores de modo geral - a refletir sobre como os jovens e adultos que por diversas razões interromperam suas trajetórias educacionais lidam com o desafio de voltar à educação escolar em cursos que buscam romper com a dicotomia entre formação geral e formação profissional, ou seja, cursos que estão voltados para a formação humana integral. Ao mesmo tempo, os textos também discutem as práticas pedagógicas dos docentes frente a essa realidade. | pt_BR |