Navegação Produção científica por título
Itens para a visualização no momento 62-81 of 245
-
Desafios para a adoção do enfoque CTS em práticas pedagógicas da educação básica: as percepções dos professores
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróIFRN, 2016-03-30)The contemporary world is marked by great scientific-technological development achieved by humanity associated with the ethical, social and environmental problems. In this context, this paper aims to know how teachers ... -
Descrições gerais da frota japonesa arrendada para a pesca de atuns e afins na Zona Econômica Exclusiva do Brasil
(Arquivos de Ciências do Mar, 2013)A pesca de atuns e afins, realizada na ZEE brasileira, vem nos últimos anos tomando destaque nacional. A abertura de contratos de arrendamentos viabilizou maiores autonomias de pesca para as empresas brasileiras, nas ... -
Desempenho da usina fotovoltaica do Campus Ceará-Mirim/IFRN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCeará-MirimIFRN, 2015-11-02) -
Desempenho de cordeiros mestiços de Morada Nova e Santa Inês ao nascimento
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilApodiIFRN, 2020) -
Determinação de ângulo de contato usando aparato didático
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2007-10) -
As débeis articulações como referência de gestão dos institutos federais
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilReitoriaIFRN, 2016-12-31)Both bureaucratic and anarchic under tension of a matrix structure with anchoring between centralization and decentralization, educational organization Federal Institute comprises multiple dimensions and images, demands ... -
Uma década de histórias: a produção do conhecimento em Educação Profissional do PPGEP/IFRN (2013-2023)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2023-11-30)This exhibition presents the IFRN academic and scientific community, other teaching, research and extension institutions, as well as society in general (such as public accountability), the results of the SELF-ASSESSMENT ... -
As dimensões ôntica, epistêmica e documental na representação da informação e do conhecimento
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilLajesIFRN, 2015-01-20)Introduces dimensions of organization and knowledge proposed by Gnoli (2012), which are ontic, epistemic and documentary, and highlights that when properly used it is able to cover the entire representative description of ... -
Discutindo as atitudes e crenças sobre a química de estudantes do ensino técnico integrado em eletrotécnica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróIFRN, 2016-01)The advancment of science and technology in our society gave way for a crescent demand in Scientific and Technologic Literacy (SCL) for the general population. In this context, Chemistry plays an important role not only ... -
Disponibilidade e valor nutritivo da vegetação de caatinga no semiárido norte riograndense
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilApodiIFRN, 2013) -
Disposição de pilhas: consumo sustentável e adequação do ciclo de vida
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2004-03) -
Docência no ensino superior: dilemas e perspectivas na formação de professores de música
(Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCeará-MirimIFRN, 2015-12-20) -
Educação e sociedade: formação profissional, educação a distância e tecnologias
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilEducação a DistânciaIFRN, 2019-06-15) -
Educação profissional no Brasil: uma trajetória de dualidade e exclusão
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróIFRN, 2015-12-30)This paper deals with the use of education in Brazil as a historical strategy of domination, submission and class exclusion. It has the dualism of Brazilian education as its central point, in other words, the separation ... -
El juicio de admisibilidad en el procedimiento administrativo disciplinario federal del Brasil. Análisis a partir ley de delitos de abuso de autoridad
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteUruguaiNatal - CentralIFRN, 2021-12-09)It can be said that the purpose of a summary administrative investigation is to enable the robust design of the judgment of admissibility, and to avoid reckless and confusing disciplinary procedures that turn everlasting ... -
ELEMENTUM: lúdico como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem sobre tabela periódica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilApodiIFRN, 2016-01-13) -
Elucidação da ação do silicato de sódio como depressor na flotação de calcita e quartzo
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2013-10)This work aimed to elucidate the sodium silicate action mechanism as a depressor in the flotation of the minerals quartz and calcite. The experiments were done with high-purity mineral samples (quartz and calcite) in the ... -
Em retalhos de missivas, a tessitura de uma representação discursiva: “... venha ver, comer, beber e respirar Nordeste ...”
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilSanta CruzIFRN, 2021-01-31)For 20 years, from 1924 to 1944, Câmara Cascudo and Mário de Andrade exchanged 159 letters, discussing the most varied themes belonging to the scenario cultural, economic, political and literary referring to that ... -
Empreendedorismo e inovação tecnológica: uma nova metodologia
(Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2005)Este trabalho apresenta as políticas desenvolvidas pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte para consolidar uma cultura de pesquisa visando à formação de atitudes empreendedoras associada com a ... -
O ensino de função quadrática através de modelagem matemática: uma aplicação utilizando modalidades esportivas
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilSanta CruzIFRN, 2023-01-18)