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dc.creatorSkeete, Nadir Arruda
dc.date.accessioned2016-10-26T17:24:17Z
dc.date.available2016-10-26T17:24:17Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.isbn978-85-60379-19-4pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/898
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColeção Estudos Afirmativospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProgramas de ação afirmativa – Rio Grande do Nortept_BR
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Sistema de cotaspt_BR
dc.titleA experiência pioneira do IFRN com reserva de vagas em seus processos seletivospt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.citation.issueVol. 3pt_BR
dc.description.resumoOs livros que compõem a coleção Estudos Afirmativos trazem relatos de ações adotadas por instituições importantes no cenário educacional brasileiro. Essas instituições demonstram criatividade, coragem e compromisso com a educação, entendida não como um adestramento ou como preparação para o trabalho, mas como o lugar onde se compreende o passado, interpreta-se o presente e se cria o futuro. A coleção pretende oferecer ao público textos informativos que contribuam para o conhecimento dessas experiências, seus desafios e conquistas alcançadas. Porque, antes de tudo, a inclusão no ensino superior de parcela de jovens negros e indígenas, estudantes das escolas públicas, jovens e adultos de baixa renda é uma conquista de nossa sociedade que, neste início do século XXI, faz uma aposta no futuro: torná-lo livre das marcas da violência da escravidão e da segregação social e pleno da riqueza de sua diversidade. Este volume, resultado do trabalho de Nadir Arruda Skeete, relata a experiência pioneira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), ousada e pouco conhecida. O Prefácio de Laura Tavares situa a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica no contexto do ensino brasileiro. Por fim, o Posfácio de Eliezer Pacheco detalha o projeto político-pedagógico que constitui a inovação dos institutos federais.pt_BR


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