dc.description.resumo | Os livros que compõem a coleção Estudos Afirmativos trazem relatos de ações adotadas por instituições importantes no cenário educacional brasileiro. Essas instituições demonstram criatividade, coragem e compromisso com a educação, entendida não como um adestramento ou como preparação para o trabalho, mas como o lugar onde se compreende
o passado, interpreta-se o presente e se cria o futuro. A coleção pretende oferecer ao público textos informativos
que contribuam para o conhecimento dessas experiências, seus desafios e conquistas alcançadas. Porque, antes de tudo, a inclusão no ensino superior de parcela de jovens negros e indígenas, estudantes das escolas públicas, jovens e adultos de baixa renda é uma conquista de nossa sociedade que, neste início do século XXI, faz uma aposta no futuro: torná-lo livre das marcas da violência da escravidão e da segregação social e pleno da riqueza de sua diversidade. Este volume, resultado do trabalho de Nadir Arruda Skeete, relata a experiência pioneira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), ousada e pouco conhecida. O Prefácio de Laura Tavares situa a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica no contexto do ensino brasileiro. Por fim, o Posfácio de Eliezer Pacheco detalha o projeto político-pedagógico que constitui a inovação dos institutos federais. | pt_BR |