dc.creator | Morais, Ana Claudia Silva | |
dc.date.accessioned | 2016-01-11T20:13:34Z | |
dc.date.available | 2016-01-11T20:13:34Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/421 | |
dc.description.abstract | his article aims to reflect on the musical practice of UFRN Symphony Orchestra about his training in music as performance group, referring to its dynamic testing and collaborative learning among musicians students, as well as musical training public participant of educational concerts. In this sense, a bibliographical research that elucidates through the theory which is reflected in the practice of Symphony UFRN Orchestra and a short questionnaire was conducted for some musicians, selected at random, on the understanding of each other on the trial and the Didactic Concert. The results of this research pointed to the awareness that the test is a significant moment of learning and cooperation between musicians and students didactic concert is an essential practice for the musical and integral formation of the individual. However, we feel the need to study more about it, in order to deepen knowledge on the subject and the object of study by a subsequent field research. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação musical; interações pedagógico-musicais; orquestra sinfônica | pt_BR |
dc.subject | Knowledge gained in music; pedagogic -musical interactions ; Symphonic Orchestra | pt_BR |
dc.title | A formação em música e a orquestra sinfônica da UFRN: uma reflexão sobre a sua prática musical. | pt_BR |
dc.title.alternative | Knowledge gained at music and symphony orchestra UFRN : reflections on your musical practice. | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | São Paulo do Potengi | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.citation.issue | XXI | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse artigo tem o objetivo de refletir sobre a prática musical da Orquestra Sinfônica da UFRN acerca da sua formação em música enquanto grupo de performance, referindo-se à sua dinâmica de ensaios e a aprendizagem colaborativa entre os alunos músicos, assim como a formação musical do público participante dos concertos didáticos. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que elucida através da teoria o que é refletido na prática da Orquestra Sinfônica da UFRN e um pequeno questionário para alguns músicos, selecionados de maneira aleatória, sobre o entendimento dos mesmos sobre o Ensaio e o Concerto Didático. Os resultados dessa investigação apontaram para a consciência de que o ensaio é um momento significativo de aprendizado e cooperação entre os alunos músicos e o concerto didático é uma prática imprescindível para a formação musical e integral do indivíduo. Contudo, sentimos a necessidade de estudar mais sobre o assunto, com o intuito de aprofundar os conhecimentos sobre o tema e o objeto de estudo através de uma posterior pesquisa de campo. | pt_BR |