Mostrar registro simples

dc.creatorMorais, Ana Claudia Silva
dc.date.accessioned2016-01-11T20:13:34Z
dc.date.available2016-01-11T20:13:34Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/421
dc.description.abstracthis article aims to reflect on the musical practice of UFRN Symphony Orchestra about his training in music as performance group, referring to its dynamic testing and collaborative learning among musicians students, as well as musical training public participant of educational concerts. In this sense, a bibliographical research that elucidates through the theory which is reflected in the practice of Symphony UFRN Orchestra and a short questionnaire was conducted for some musicians, selected at random, on the understanding of each other on the trial and the Didactic Concert. The results of this research pointed to the awareness that the test is a significant moment of learning and cooperation between musicians and students didactic concert is an essential practice for the musical and integral formation of the individual. However, we feel the need to study more about it, in order to deepen knowledge on the subject and the object of study by a subsequent field research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofXXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação musical; interações pedagógico-musicais; orquestra sinfônicapt_BR
dc.subjectKnowledge gained in music; pedagogic -musical interactions ; Symphonic Orchestrapt_BR
dc.titleA formação em música e a orquestra sinfônica da UFRN: uma reflexão sobre a sua prática musical.pt_BR
dc.title.alternativeKnowledge gained at music and symphony orchestra UFRN : reflections on your musical practice.pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSão Paulo do Potengipt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.citation.issueXXIpt_BR
dc.description.resumoEsse artigo tem o objetivo de refletir sobre a prática musical da Orquestra Sinfônica da UFRN acerca da sua formação em música enquanto grupo de performance, referindo-se à sua dinâmica de ensaios e a aprendizagem colaborativa entre os alunos músicos, assim como a formação musical do público participante dos concertos didáticos. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que elucida através da teoria o que é refletido na prática da Orquestra Sinfônica da UFRN e um pequeno questionário para alguns músicos, selecionados de maneira aleatória, sobre o entendimento dos mesmos sobre o Ensaio e o Concerto Didático. Os resultados dessa investigação apontaram para a consciência de que o ensaio é um momento significativo de aprendizado e cooperação entre os alunos músicos e o concerto didático é uma prática imprescindível para a formação musical e integral do indivíduo. Contudo, sentimos a necessidade de estudar mais sobre o assunto, com o intuito de aprofundar os conhecimentos sobre o tema e o objeto de estudo através de uma posterior pesquisa de campo.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples