dc.creator | Alves, Gislene de Araújo | |
dc.date.accessioned | 2016-01-03T20:27:54Z | |
dc.date.available | 2015-12-20 | |
dc.date.available | 2016-01-03T20:27:54Z | |
dc.date.issued | 2015-12-20 | |
dc.identifier.issn | ISSN 2358-8829 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/414 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Educação Musical | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Formação Emergente de Professores em Música. | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas de formação de professores de música para educação básica: novas demandas e desafios | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ceará-Mirim | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguagens, Letras e Artes | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem por objetivo principal trazer à tona a discussão da formação emergente de professores generalistas para o ensino de música na Educação Básica, procurando refletir sobre a formação de professores não especialistas em música e conhecer o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor em Música. Pesquisa bibliográfica e documental, nos quais apresentamos um breve panorama sobre as metas e as políticas de formação de professores em música no Parfor, assim como os dados do relatório da Capes (2009 – 2013) com relação ao desenvolvimento e os avanços para a formação de professores em exercício. Em relação a formação emergente em Educação observa-se um aumento das discussões e de criação de projetos em música que buscam capacitar e qualificar os professores generalistas/unidocentes. Conclui-se que é necessário avançar nas discussões e incentivar a formação de professores generalistas quanto ao ensino de música na Educação Básica, principalmente, no âmbito da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, nos quais vemos que o professores/pedagogos são os “responsáveis” e quase que exclusivamente por esta etapa da Educação Básica. É importante refletir sobre o papel do ensino de música na Educação básica e construir um diálogo mais próximo entre a universidade e as escolas de Educação Básica. | pt_BR |