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dc.creatorAlves, Gislene de Araújo
dc.date.accessioned2016-01-03T20:27:54Z
dc.date.available2015-12-20
dc.date.available2016-01-03T20:27:54Z
dc.date.issued2015-12-20
dc.identifier.issnISSN 2358-8829pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/414
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectFormação Emergente de Professores em Música.pt_BR
dc.titlePolíticas públicas de formação de professores de música para educação básica: novas demandas e desafiospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCeará-Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqLinguagens, Letras e Artespt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo principal trazer à tona a discussão da formação emergente de professores generalistas para o ensino de música na Educação Básica, procurando refletir sobre a formação de professores não especialistas em música e conhecer o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor em Música. Pesquisa bibliográfica e documental, nos quais apresentamos um breve panorama sobre as metas e as políticas de formação de professores em música no Parfor, assim como os dados do relatório da Capes (2009 – 2013) com relação ao desenvolvimento e os avanços para a formação de professores em exercício. Em relação a formação emergente em Educação observa-se um aumento das discussões e de criação de projetos em música que buscam capacitar e qualificar os professores generalistas/unidocentes. Conclui-se que é necessário avançar nas discussões e incentivar a formação de professores generalistas quanto ao ensino de música na Educação Básica, principalmente, no âmbito da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, nos quais vemos que o professores/pedagogos são os “responsáveis” e quase que exclusivamente por esta etapa da Educação Básica. É importante refletir sobre o papel do ensino de música na Educação básica e construir um diálogo mais próximo entre a universidade e as escolas de Educação Básica.pt_BR


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