| dc.creator | Parente, Claudia Pereira de Lima | |
| dc.creator | Chagas, Patrícia Carla de Macêdo | |
| dc.creator | Araújo, Miriam Flávia Medeiros de | |
| dc.creator | Farias, Mayara Ferreira de | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-11T18:48:08Z | |
| dc.date.available | 2025-06-11 | |
| dc.date.available | 2025-06-11T18:48:08Z | |
| dc.date.issued | 2024-12-30 | |
| dc.identifier.isbn | 978-65-84831-44-5 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2926 | |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Planejamento de aula | pt_BR |
| dc.title | Ciranda e ecos da memória: narrativas autobiográficas na formação docente | pt_BR |
| dc.type | Livro | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Natal-Zona Leste | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta obra revela o impacto da escrita reflexiva no processo de formação docente, explorando o memorial de formação como um instrumento epistêmico e pedagógico. A partir da experiência inovadora desenvolvida no IFRN, Campus Natal-Zona Leste, os textos apresentam narrativas autobiográficas que articulam teoria e prática, possibilitando aos educadores ressignificar trajetórias e ampliar seus letramentos. Ao compartilhar memórias e histórias de vida, os autores oferecem um convite à reflexão sobre os desafios e as conquistas da docência, demonstrando o potencial da escrita como um processo de aprendizagem e fortalecimento da identidade profissional. | pt_BR |