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dc.creatorBezerra, Edneide da Conceição
dc.creatorMendonça, Silvia Regina Pereira de
dc.creatorNascimento, Francinaide de Lima Silva
dc.creatorFarias, Mayara Ferreira de
dc.date.accessioned2025-06-11T18:09:17Z
dc.date.available2025-06-11
dc.date.available2025-06-11T18:09:17Z
dc.date.issued2024-12-30
dc.identifier.issn978-65-84831-41-4pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2925
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPlanejamento de aulapt_BR
dc.titleEscritas de si e processos formativos: reflexões sobre docência na EPT do IFRN Zona Lestept_BR
dc.typept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal-Zona Lestept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta obra reúne reflexões e experiências compartilhadas por docentes e discentes da Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, ofertada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal-Zona Leste. Os textos exploram os desafios da formação docente no Brasil, com ênfase nas especificidades da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e em sua distinção em relação ao Ensino Básico. A partir de uma experiência formativa inovadora, os capítulos apresentam memórias autobiográficas e narrativas reflexivas que articulam teoria e prática, reconstruindo trajetórias de vida e formação. Essa abordagem permite aos educadores ressignificar suas vivências, ampliar seus letramentos e fortalecer sua identidade profissional. Mais do que documentar práticas docentes, a obra contribui para o entendimento da realidade e da evolução da EPT no país. Ao compartilhar histórias de vida, os autores convidam à reflexão sobre a construção do conhecimento e o papel do professor em um contexto educacional em constante transformação. A escrita, portanto, revela-se como um potente instrumento de aprendizagem, de escuta de si e do outro, de afirmação da docência como prática crítica e comprometida com a formação humana.pt_BR


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