| dc.creator | Bezerra, Edneide da Conceição | |
| dc.creator | Mendonça, Silvia Regina Pereira de | |
| dc.creator | Nascimento, Francinaide de Lima Silva | |
| dc.creator | Farias, Mayara Ferreira de | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-11T18:09:17Z | |
| dc.date.available | 2025-06-11 | |
| dc.date.available | 2025-06-11T18:09:17Z | |
| dc.date.issued | 2024-12-30 | |
| dc.identifier.issn | 978-65-84831-41-4 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2925 | |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Planejamento de aula | pt_BR |
| dc.title | Escritas de si e processos formativos: reflexões sobre docência na EPT do IFRN Zona Leste | pt_BR |
| dc.type | | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Natal-Zona Leste | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta obra reúne reflexões e experiências compartilhadas por docentes e discentes da Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, ofertada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal-Zona Leste. Os textos exploram os desafios da formação docente no Brasil, com ênfase nas especificidades da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e em sua distinção em relação ao Ensino Básico. A partir de uma experiência formativa inovadora, os capítulos apresentam memórias autobiográficas e narrativas reflexivas que articulam teoria e prática, reconstruindo trajetórias de vida e formação. Essa abordagem permite aos educadores ressignificar suas vivências, ampliar seus letramentos e fortalecer sua identidade profissional. Mais do que documentar práticas docentes, a obra contribui para o entendimento da realidade e da evolução da EPT no país. Ao compartilhar histórias de vida, os autores convidam à reflexão sobre a construção do conhecimento e o papel do professor em um contexto educacional em constante transformação. A escrita, portanto, revela-se como um potente instrumento de aprendizagem, de escuta de si e do outro, de afirmação da docência como prática crítica e comprometida com a formação humana. | pt_BR |