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dc.creatorSilva, Camila Cirilo dos Santos
dc.date.accessioned2025-05-26T19:03:15Z
dc.date.available2025-05-26T19:03:15Z
dc.date.issued2023-02-02
dc.identifier.citationSANTOS, Gabriela Medeiros dos. Os desafios dos licenciandos em informática do IFRN - Natal Zona Norte na elaboração do trabalho de conclusão de curso. 2022. Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2904
dc.description.abstractVisually impaired people represent a significant portion of the Brazilian population, reaching approximately 7 million people. However, even in the face of an expressive number, these individuals face difficulties in carrying out activities in the most diverse basic areas of daily life, clothing consumption being one of them, as several times these individuals have their role as consumers compromised by the absence of holistic structures. Clothing, a basic need, acts on the construction of a personal identity, as it is also an individual form of communication. An easily accessible alternative to fashion is through fast fashion stores. However, thanks to the non-inclusive policies that currently still hover over society, it is pertinent to question: What are the experiences of visually impaired consumers in fast fashion stores? Faced with this question, this research aims to understand, through the life history technique, the perceptions and experiences of visually impaired consumers when shopping in fast fashion stores. For this, four interviews were carried out with volunteers in person or via Google Meet. The interview script was structured with questions about personal information, life experience, and the consumption in the fast fashion segment, varying between service, difficulties, stimuli, preferences, among others were also addressed. Through the analysis of the volunteers' discourse, it was possible to deduce some of the main difficulties faced by these individuals, which ranges from moving through the stores’ architectural space to attitudinal barriers, such as the lack of training of attendants when dealing with this public. This results in a compromised recognition of these individuals as consumers, since these companies do not meet their demands, or them, in a superficial and sufficient way, therefore, jeopardizing the experience of these consumers, and above all, undercutting their autonomy in the consumption experience, making it urgent the need for a closer look by the fast fashions to meet the demands of this portion of consumers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectDeficientes visuaispt_BR
dc.subjectConsumidorespt_BR
dc.titleA experiência de consumidores com deficiência visual em lojas de fast fashion.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0578174683607699pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Tatiane Nunes Viana de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4767945927107950pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Tatiane Nunes Viana de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4767945927107950pt_BR
dc.contributor.referee2Momo, Denise Cristina
dc.contributor.referee3Rocha, Fabricia Abrantes Figueiredo da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências sociais aplicadaspt_BR
dc.description.resumoPessoas com deficiência visual representam uma parcela significativa da população brasileira, chegando aproximadamente à 7 milhões de brasileiros. No entanto, mesmo diante desse número expressivo, esses indivíduos enfrentam dificuldades na execução de atividade das mais diversas áreas básicas do cotidiano, sendo o consumo de vestimentas uma delas. Muitas vezes esses indivíduos têm o seu papel como consumidor comprometido pela ausência de estruturas holistas. O vestuário, necessidade básica, faz parte da construção da identidade, como também é uma forma de comunicação de um indivíduo. Uma alternativa de fácil acesso à moda é por meio das lojas de fast fashion. Porém, mediante as políticas não inclusivas que atualmente ainda pairam sob a sociedade, é pertinente questionar: Qual é a percepção do consumidor com deficiência visual e suas experiências de compra em lojas de fast fashion? Diante desse questionamento, esta pesquisa objetivou compreender, através da técnica história de vida, a experiência dos consumidores com deficiência visual no ato de compras em lojas de fast fashion. Para isso foram realizadas entrevistas, de forma presencial ou via Meet, com quatro voluntários. O roteiro de entrevista foi estruturado com questões sobre dados pessoais, experiência de vida em sua condição e o consumo do segmento de fast fashion, em relação a variáveis como atendimento, dificuldades, estímulos, preferências, entre outros. Mediante a análise de discurso dos voluntários, foi possível inferir algumas das principais dificuldades enfrentadas por esses indivíduos, que vai desde o deslocamento pelo espaço arquitetônico dessas lojas à barreiras atitudinais, com a falta de capacitação dos atendentes ao receberem este público, resultando no comprometimento do reconhecimento desses indivíduos como consumidores, visto que essas empresas não atendem suas demandas, ou as atende de modo superficial e insuficiente, colocando em risco a experiência desses consumidores, sobretudo, ceifando sua autonomia na experiência do consumo, tornando urgente a necessidade de um olhar mais atento por parte das lojas fast fashion para atender adequadamente as demandas desta parcela de consumidores.pt_BR
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/0671503391869048pt_BR
dc.creator.name2CostaOSTA, Leonardo Nivaldo da Silva


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