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dc.creatorDesidério, Vanessa
dc.date.accessioned2024-09-05T18:15:33Z
dc.date.available2024-09-05T18:15:33Z
dc.date.issued2024-08-23
dc.identifier.citationDESIDÉRIO, Vanessa. Autismo e inclusão: socialização de experiência de quem acolhe pessoas que estão no espectro. Editora Ampla, 2024.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-5381-217-8pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2665
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismo - inclusãopt_BR
dc.subjectExperiências - socializaçãopt_BR
dc.titleAutismo e inclusão: socialização de experiência de quem acolhe pessoas que estão no espectropt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.description.resumoA cada dia cresce o número de crianças diagnósticas com autismo, essas crianças crescem e precisam ser acolhidas nas escolas, no trabalho, nos espaços sociais diversos. No entanto, apesar de a lei proteger a pessoa que está no espectro, ela não assegura meios que garantam a formação daqueles que lidam diariamente com a pessoa que está no espectro. Por ser variável e complexo, é mais emergente essa formação, pensando nisso, pais, professores, psicólogos e outros se reúnem para estudar a temática autismo e inclusão escolar, por entender que a escola é o meio pelo qual as pessoas são preparadas para o mundo do trabalho. Ao chegar à adolescência, as frustrações, crises emocionais e sensoriais se agravam com a falta de compreensão daqueles que estão no entorno. O autoconhecimento ajuda, mas a depender do nível de suporte, essa pessoa pode ter dificuldade para se expressar e precisará de apoio. O presente livro reuniu experiências diversas com o intuito de ajudar os leitores a acolherem melhor as pessoas que estão no espectro. O livro é dividido em duas partes, a primeira é uma apresentação e relato da execução do curso Autismo e Inclusão Escolar realizado no período de julho a setembro de 2023 e a segunda parte é a socialização de experiências dos cursistas. Assim como cada autista é único, cada relato é único, apesar de todos eles terem como pano de fundo a experiência com a inclusão. Espera-se que os relatos sejam úteis para o planejamento e avaliação de outras formações com o mesmo objetivo: conhecer para melhor acolher.pt_BR


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