dc.description.resumo | A cada dia cresce o número de crianças diagnósticas com autismo, essas crianças crescem e precisam ser acolhidas nas escolas, no trabalho, nos espaços sociais diversos. No entanto, apesar de a lei proteger a pessoa que está no espectro, ela não assegura meios que garantam a formação daqueles que lidam diariamente com a pessoa que está no espectro. Por ser variável e complexo, é mais emergente essa formação, pensando nisso, pais, professores, psicólogos e outros se reúnem para estudar a temática autismo e inclusão escolar, por entender que a escola é o meio pelo qual as pessoas são preparadas para o mundo do trabalho. Ao chegar à adolescência, as frustrações, crises emocionais e sensoriais se agravam com a falta de compreensão daqueles que estão no entorno. O autoconhecimento ajuda, mas a depender do nível de suporte, essa pessoa pode ter dificuldade para se expressar e precisará de apoio. O presente livro reuniu experiências diversas com o intuito de ajudar os leitores a acolherem melhor as pessoas que estão no espectro. O livro é dividido em duas partes, a primeira é uma apresentação e relato da execução do curso Autismo e Inclusão Escolar realizado no período de julho a setembro de 2023 e a segunda parte é a socialização de experiências dos cursistas. Assim como cada autista é único, cada relato é único, apesar de todos eles terem como pano de fundo a experiência com a inclusão. Espera-se que os relatos sejam úteis para o planejamento e avaliação de outras formações com o mesmo objetivo: conhecer para melhor acolher. | pt_BR |