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dc.creatorSilva, Luzia Guacira dos Santos
dc.date.accessioned2022-11-23T02:49:46Z
dc.date.available2022-11-22
dc.date.available2022-11-23T02:49:46Z
dc.date.issued2022-11-22
dc.identifier.isbn978-65-84831-26-1pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2275
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGuiapt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectPós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusivapt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.description.resumoA educação inclusiva, em qualquer nível ou modalidade de ensino, só será efetivada se o sistema educacional for renovado, modernizado, abrangendo ações estruturais políticas, físicas, mas, também da ordem pedagógica e atitudinal. Nós educadores, em nossas práticas docentes, não devemos nos eximir de fazer parte dessa mudança, de rever conceitos e posturas assumidas em nossas salas de aula que reforçam e ratificam ideologias excludentes, mesmo vivendo em tempos políticos que vociferam a volta/permanência de uma educação do silenciamento, do pensamento acrítico. Reorganizar todo o sistema educacional da educação infantil ao ensino superior, ressignificar, reinterpretar a prática docente não é algo simples e fácil de fazer, principalmente quando se recebeu uma formação profundamente excludente, que prima pela meritocracia, elitização e individualização do ensino e da aprendizagem. Não é simples, quando temos consciência de que a atuação docente se dá com diferentes grupos, não, com um todo homogêneo. Não é tarefa fácil, mas como diria o grande mestre Paulo Freire, não é impossível, quando conjugamos princípios da equidade, da igualdade na diferença, da participação ativa, do respeito, da valorização e consideração do “outro”, sujeito ávido pelo conhecimento.pt_BR


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