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dc.creatorMedeiros, Leonardo Rafael
dc.creatorTavares, Lázaro Rodrigues
dc.date.accessioned2021-09-29T13:24:13Z
dc.date.available2021-09-29T13:24:13Z
dc.date.issued2021-01-15
dc.identifier.citationMEDEIROS, Leonardo Rafael; TAVARES, Lázaro Rodrigues. Percepções sobre o uso da gamificação no ensino de genética a partir da aplicação do jogo Escape Room. In: BEZERRA, Aline Peixoto; MORAIS, Débora Katiene Praxedes Costa; SOUZA, Francisca Vilani de. Educação no cenário da contemporaneidade: limites e possibilidades. Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2021.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-89340-09-6pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2103
dc.description.abstractResearch on gamified learning, using elements of games in contexts that transcend the virtual universe, became the focus in the most diverse areas of knowledge. Despite the numerous studies related to the theme, games like Escape Room, or escape games, in real environments are very recent and little attention has been given to its use in the educational context, especially with regard to its application as a strategy / methodology active teaching. In this context, the objective of this research was to evaluate the potential of using the Escape Room game as a methodological proposal in the classroom, analyzing its contributions in the teaching of genetics from an interdisciplinary approach. To this end, a descriptive-exploratory study, of a qualitative nature, was carried out with students of the 2nd year of Integrated Technical Education, of High School Level, in the discipline of biology. The results revealed that the students' involvement in the escape game enabled greater motivation, pleasure and fun, greatly contributing to the engagement in the learning process. In addition, the activity showed that the principle of cooperation is extremely relevant in the classroom, configuring itself as an efficient strategy of active teaching and an important instrument of formative assessment, enabling the development of communicative and metacognitive skills of students. The interdisciplinary approach was also positive, having revealed students' learning difficulties with basic math concepts. Finally, it is noted the need for reflections on a greater diversification of teaching strategies and insertion of active methodologies on the part of teachers, as well as the dissemination of escape games in the educational environment is recommended.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos de fugapt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titlePercepções sobre o uso da gamificação no ensino de genética a partir da aplicação do jogo Escape Roompt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIpanguaçupt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
dc.citation.spage50pt_BR
dc.citation.epage66pt_BR
dc.description.resumoPesquisas em torno da aprendizagem gamificada, utilizando elementos de games em contextos que transcendem o universo virtual, se tornaram foco nas mais diversas áreas do conhecimento. Apesar dos inúmeros estudos relacionados à temática, jogos do tipo Escape Room, ou jogos de fuga, em ambientes reais são muito recentes e pouca atenção tem sido dada ao seu uso no contexto educacional, especialmente no que se refere à sua aplicação como estratégia/metodologia ativa de ensino. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar as potencialidades da utilização do jogo Escape Room como proposta metodológica em sala de aula, analisando suas contribuições no ensino de genética a partir de uma abordagem interdisciplinar. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo-exploratório, de natureza qualitativa, com estudantes do 2º ano do Ensino Técnico Integrado, de Nível Médio, na disciplina de biologia. Os resultados revelaram que o envolvimento dos alunos no jogo de fuga possibilitou uma maior motivação, prazer e diversão, contribuindo sobremaneira para o engajamento no processo de aprendizagem. Além disso, a atividade evidenciou que o princípio da cooperação é extremamente relevante em sala de aula, se configurando como uma eficiente estratégia de ensino ativa e um importante instrumento de avaliação formativa, possibilitando o desenvolvimento das habilidades comunicativas e metacognitivas dos estudantes. A abordagem interdisciplinar também foi positiva, tendo revelado dificuldades de aprendizagem dos discentes com conceitos básicos de matemática. Por fim, nota-se a necessidade de reflexões acerca de uma maior diversificação de estratégias didáticas e inserção de metodologias ativas por parte dos docentes, bem como recomenda-se a disseminação de jogos de fuga no ambiente educacional.pt_BR


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