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dc.creatorVarela, Adriana de Freitas
dc.date.accessioned2020-09-17T02:29:59Z
dc.date.available2018-01-01
dc.date.available2020-09-17T02:29:59Z
dc.date.issued2017-07-26
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1855
dc.description.abstractThe present study had as objective to analyze the relationship between gross remuneration, time of service in years and the titration of the teachers of the campuses Natal-Central and Mossoró of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte - IFRN. The research is classified as descriptive and case study. Data for 417 teachers were collected through the Lattes Platform and the Transparency Portal of the Federal Government in the year 2015. The results found in this study showed that the time of service has little influence on teachers' compensation. On the contrary, titling has an important impact on teacher remuneration. This leads us to suppose that, in search of better salaries, teachers should try to qualify better through masters and doctoral degrees. Whereas, it was verified that the highest proportion of teachers is in the master and doctoral degrees, 48.8% and 30.2%, respectively. It was also observed that the work regime factor has an important impact on teacher remuneration. This presupposes a positive point for both teachers and the IFRN, since the majority of teachers, 82.5%, work in a 40-hour regime with exclusive dedication. Such a regime, according to research, is the most appropriate for the development of teaching activities, as well as guarantees a greater commitment on the part of teachers with the teaching institution to which it is linked.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRemuneração docentept_BR
dc.subjectTempo de serviço
dc.subjectTitulação
dc.titleRemuneração, tempo e titulação do trabalho docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9184398019066167pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Júnior, Melquiades Pereira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9184398019066167pt_BR
dc.contributor.referee1Lima Júnior, Melquiades Pereira de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9184398019066167pt_BR
dc.contributor.referee2Guerra, Lenin Cavalcanti Brito
dc.contributor.referee3Silva, Marcos André da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqGestão e Negóciospt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar a relação entre remuneração bruta, tempo de serviço em anos e a titulação dos docentes dos campi Natal-Central e Mossoró do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A pesquisa classifica-se como descritiva e estudo de caso. Os dados referentes a 417 professores foram coletados por meio da Plataforma Lattes e do Portal da Transparência do Governo Federal, no ano de 2015. Os resultados encontrados neste estudo evidenciaram que o tempo de serviço pouco influencia na remuneração dos professores. Ao contrário, a titulação tem importante impacto na remuneração docente. Isso faz supor que, em busca de melhores salários os professores procurem se qualificar melhor por meio das titulações de mestrado e doutorado. Visto que, foi verificado que a maior proporção de professores se encontra nas titulações de mestre e doutor, 48,8% e 30,2%, respectivamente. Observou-se, também, que o fator regime de trabalho tem importante impacto na remuneração docente. Isso pressupõe um ponto positivo, tanto para os docentes quanto para o IFRN, visto que, a maioria dos professores, 82,5%, trabalha em regime de 40 horas com dedicação exclusiva. Tal regime, de acordo com as pesquisas, é o mais indicado para o desenvolvimento das atividades docentes, bem como garante um maior compromisso por parte dos professores com a instituição de ensino a qual está vinculado.pt_BR


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