dc.identifier.citation | MORAIS, Ana Claudia Silva; CRUZ, Louisy Alícia Campos. Gostos e preferências musicais no IFRN/SPP. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA, 7., 2017, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2017. | pt_BR |
dc.description.resumo | A música está presente no cotidiano das pessoas, sobretudo no dia-a-dia dos jovens em idade escolar. É comum observarmos a utilização de fones de ouvido em objetos eletrônicos portáteis, como os celulares, o manuseio de aplicativos de música com seleções e playlists, entre outros recursos que favorecem o contato com a música. Neste cenário, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus São Paulo do Potengi (SPP), um grupo de jovens do Ensino Médio participam de uma pesquisa de Iniciação Científica (Edital nº 08/2016 PIBIC-EM/CNPq), a qual objetiva discutir e conhecer os gostos e as preferências musicais dos estudantes dos cursos integrados do IFRN/SPP, em suas relações com os diferentes habitus adquiridos em suas trajetórias sociais pregressas. Para isso, os jovens do primeiro ao quarto ano do Ensino Médio, turnos matutino e vespertino, foram questionados buscando compreender como essas escolhas são construídas ao se relacionarem com determinadas atmosferas societárias. A perspectiva sociocultural da Educação Musical entende que música e educação são construções sociohistóricas e os sujeitos estão imersos em teias de significado. Em concordância com autores dessa área, compreende-se que a diversidade do ser jovem é recorrente nos estudos sobre a juventude e implica interação desses sujeitos com mundos musicais distintos. Nesse sentido, a diversidade do ser jovem indica que, se as músicas estão significativamente presentes nessa fase da vida, as interações entre jovens e músicas tanto são variadas e aceleradamente recriadas, tanto como são inovadas. No que se refere ao caráter social dos gostos e das preferências, estudos apontam que é preciso entender que o gosto musical, assim como outros tipos de preferências artísticas, está vinculada à internalização de certos habitus referentes à origem social dos indivíduos. Os estudantes envolvidos na condução deste trabalho elaboraram, coletivamente, um questionário o qual foi divulgado através de formulário online. Este contemplou três aspectos: 1. Caracterização; 2. Gostos e preferências musicais; 3. Trajetórias sociais e interações musicais dos alunos do IFRN/SPP. Cada estudante pesquisador foi responsável por comunicar a comunidade escolar com a intenção de divulgar a pesquisa e seu objetivo para que os alunos participassem voluntariamente. A pesquisa está em andamento e até o momento, percebe-se que o gosto musical dos respondentes não se efetiva apenas por predisposições autônomas do sujeito, tampouco como macro determinações das estruturas sociais, mas, sim, por uma linha tênue entre o indivíduo e os produtos criados pela sociedade, da qual os jovens fazem parte. Espera-se que os resultados deste projeto contribuam para um entendimento mais acurado sobre os gostos e preferências musicais, origens sociais e heranças culturais. Almeja-se, também, que os resultados oportunizem novas discussões e que o conhecimento construído possibilite a ampliação dos horizontes intelectuais dos pesquisadores, participantes da pesquisa e de todas as pessoas que venham a ter acesso a este trabalho. | pt_BR |