dc.creator | Silva, Luis Lucas Dantas da | |
dc.creator | Silva, Assis Leão da | |
dc.creator | Paivae, Christianne Torres de | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:40:45Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:40:45Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1371 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação Humana | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Experiência Docente | pt_BR |
dc.title | Reflexões (im)pertinentes sobre formação humana na experiência docente da educação profissional | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente texto busca elucidar a partir de experiências docentes a concepção de relação bem como o modo de efetivação da mesma entre o processo de formação humana e a educação profissional. Apoiando-se em um marco teórico que visa a compreensão da formação humana como moralidade, construção da identidade e até mesmo concebendo o processo educativo como espiritualidade (no tocante a construção de um sentido para o próprio ato de educar), tais reflexões tendem a fundamentar a realização da educação profissional em seu caráter intrínseco com a integralidade que compõe o complexo processo de formação humana. Num primeiro momento as reflexões visam contextualizar o leitor da conjuntura histórico-social que caracteriza e interfere de modo direto a concepção de formação humana. Posteriormente o texto apresenta um olhar dos fundamentos caracterizadores da experiência docente na educação profissional no processo de formação humana. Por fim, o presente ensaio não enfatiza uma conclusão, mas apresenta uma reflexão preliminar como convite persistente para a construção de sentido entre as categorias elucidadas. | pt_BR |