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dc.creatorFuentes, Rodrigo Cardozo
dc.creatorFerreira, Liliana Soares
dc.date.accessioned2017-07-31T14:38:21Z
dc.date.available2017-07-31T14:38:21Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1369
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPRONATECpt_BR
dc.subjectApagão de mão de obrapt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titlePRONATEC versus o "apagão da mão de obra" no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho consiste em um estudo sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - o PRONATEC, abordando criticamente a legislação que o instituiu. Realiza-se uma contextualização com o cenário socioeconômico atual em meio a incentivos federais para programas de crescimento econômico e desenvolvimento. Analisa-se as políticas públicas propostas pelo Governo Federal dentro de uma perspectiva dialética, contextualizada em uma estrutura marcadamente capitalista e ideologicamente comprometida. Realizou‐se uma revisão bibliográfica em títulos, artigos e publicações associadas aos temas: Trabalho e Educação. O artigo está organizado além da introdução e considerações finais nas seções: O trabalho e a educação como meio de inclusão: necessidade histórica e o capitalismo; a busca pelo desenvolvimento econômico e o descompasso na educação; O PRONATEC em análise num contexto social. Nas considerações finais procedem-se reflexões no contexto das políticas educacionais em programas dedicados à educação para o trabalho e para os trabalhadores.pt_BR


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