dc.creator | Fuentes, Rodrigo Cardozo | |
dc.creator | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:38:21Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:38:21Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1369 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | PRONATEC | pt_BR |
dc.subject | Apagão de mão de obra | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.title | PRONATEC versus o "apagão da mão de obra" no Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho consiste em um estudo sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - o PRONATEC, abordando criticamente a legislação que o instituiu. Realiza-se uma contextualização com o cenário socioeconômico atual em meio a incentivos federais para programas de crescimento econômico e desenvolvimento. Analisa-se as políticas públicas propostas pelo Governo Federal dentro de uma perspectiva dialética, contextualizada em uma estrutura marcadamente capitalista e ideologicamente comprometida. Realizou‐se uma revisão bibliográfica em títulos, artigos e publicações associadas aos temas: Trabalho e Educação. O artigo está organizado além da introdução e considerações finais nas seções: O trabalho e a educação como meio de inclusão: necessidade histórica e o capitalismo; a busca pelo desenvolvimento econômico e o descompasso na educação; O PRONATEC em análise num contexto social. Nas considerações finais procedem-se reflexões no contexto das políticas educacionais em programas dedicados à educação para o trabalho e para os trabalhadores. | pt_BR |