dc.creator | Faria, Débora Suzane de Araújo | |
dc.creator | Assis, Sandra Maria de | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:38:05Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:38:05Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1368 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | PROEJA | pt_BR |
dc.title | O PROEJA integrado à educação profissional: desafios, possibilidades e práticas docentes | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo discute o trabalho docente para a educação de jovens e adultos fundamentado em pesquisa de pós- graduação “Stricto Sensu” intitulada “O PROEJA ensino médio‐ IFRN - Câmpus Caicó”‐ evasão e permanência. Parte do pressuposto que os ideários neoliberais influenciam na formulação das políticas públicas para a educação profissional, ocasionando novas exigências para o trabalhador docente. Nesse contexto, o PROEJA, precisa contar com docentes conscientes das necessidades do mundo do trabalho, numa perspectiva de formação e qualificação profissional, demandando ações educacionais fundamentadas em princípios epistemológicos que respeitem as dimensões sociais, econômicas, culturais. Assim, o trabalho docente deve se desenvolver em um ambiente que lhe dê oportunidades de elaborar, gerir e executar propostas que possam provocar mudanças que atendam à especificidade do público da educação de jovens e adultos. Aborda a relação que deve existir entre a formação do educador e a construção sócio‐histórico‐cultural dos jovens e adultos, e conclui afirmando que as entidades públicas integrantes dos sistemas educacionais devem investir no trabalho docente como compromisso real com a inclusão da população de jovens e adultos. | pt_BR |