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dc.creatorFaria, Débora Suzane de Araújo
dc.creatorAssis, Sandra Maria de
dc.date.accessioned2017-07-31T14:38:05Z
dc.date.available2017-07-31T14:38:05Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1368
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPROEJApt_BR
dc.titleO PROEJA integrado à educação profissional: desafios, possibilidades e práticas docentespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoEste artigo discute o trabalho docente para a educação de jovens e adultos fundamentado em pesquisa de pós- graduação “Stricto Sensu” intitulada “O PROEJA ensino médio‐ IFRN - Câmpus Caicó”‐ evasão e permanência. Parte do pressuposto que os ideários neoliberais influenciam na formulação das políticas públicas para a educação profissional, ocasionando novas exigências para o trabalhador docente. Nesse contexto, o PROEJA, precisa contar com docentes conscientes das necessidades do mundo do trabalho, numa perspectiva de formação e qualificação profissional, demandando ações educacionais fundamentadas em princípios epistemológicos que respeitem as dimensões sociais, econômicas, culturais. Assim, o trabalho docente deve se desenvolver em um ambiente que lhe dê oportunidades de elaborar, gerir e executar propostas que possam provocar mudanças que atendam à especificidade do público da educação de jovens e adultos. Aborda a relação que deve existir entre a formação do educador e a construção sócio‐histórico‐cultural dos jovens e adultos, e conclui afirmando que as entidades públicas integrantes dos sistemas educacionais devem investir no trabalho docente como compromisso real com a inclusão da população de jovens e adultos.pt_BR


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