dc.creator | Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa | |
dc.creator | Pereira Júnior, José Nilton Alves | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:35:26Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:35:26Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1363 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Capitalismo | pt_BR |
dc.title | Políticas de Educação Profissional no Brasil no contexto de crise do capitalismo global | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho é uma breve leitura do projeto de educação de trabalhadores e trabalhadoras num contexto de crise capital estrutural do capitalismo contemporâneo. Com conclusões parciais essa pesquisa é uma proposta que desenvolvemos junto ao Programa de Pós-graduação em Políticas e Gestão da Educação Superior da Universidade Federal do Ceará e visa a compreensão das políticas públicas educacionais em curso. A partir da matriz teórica do materialismo histórico e das contribuições de estudiosos que abordam as questões da educação profissional a exemplo de Frigotto e Kuenzer, buscamos compreender os modelos e programas dos últimos governos (FHC e Lula) e de seus mecanismos legais. Após essa etapa, concluiremos nossa investigação com um estudo de caso. Interessa‐nos, na delimitação do objeto, um estudo da expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica. Dessa forma escolhemos o Campus de Maracanaú do Instituto Federal de Educação do Ceará- IFCE no curso de Tecnologia em Manutenção Industrial. Saber como está sendo construída essa proposta de formação profissional como política de educação profissional pública é o nosso desafio. | pt_BR |