dc.creator | Silva, Neyla Reis dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:33:30Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:33:30Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1362 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.title | Política de Educação Profissional para Jovens e Adultos no Brasil: a implantação do PROEJA FIC no IF baiano Campus Catu | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho é resultado das ações da coordenação da Rede Certific/Proeja FIC do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Catu - IF Baiano Campus Catu - em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Catu – BA. Será abordado um breve percurso histórico do IF Baiano e a trajetória de implantação do curso Proeja FIC em Serviços de Restaurante e Bar. Destacar-se‐á a fundamentação legal, as diretrizes e princípios que alicerçam uma abordagem diferenciada da Educação de Jovens e Adultos Integrada a Educação Profissional. Em sua implantação, o programa prevê uma proposta curricular elaborada pelos docentes, através da formação continuada pautada na realidade dos educandos e da instituição, além da elaboração de material didático adequado a realidade dos educandos. Por fim, são apontadas algumas reflexões acerca das possibilidades de sucesso de um programa como este que, primordialmente necessita contar com outras políticas de permanência e êxito para a consolidação da EJA como espaço de educação adequado para os alunos-trabalhadores. | pt_BR |