Mostrar registro simples

dc.creatorMagalhães, Jonas Emanuel Pinto
dc.creatorNeves, Bruno Miranda
dc.date.accessioned2017-07-31T14:33:10Z
dc.date.available2017-07-31T14:33:10Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1361
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCurrículo integradopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleO PROEJA e a formação de professores: o desafio da integração curricularpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo retoma o resultado das análises de teses e dissertações sobre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) produzidas entre 2007 e 2009. O trabalho se constituiu como parte da pesquisa “Sociabilidade do capitalismo dependente no Brasil e as políticas públicas de formação, emprego e renda: a juventude com vida provisória e em suspenso” e apontou como principal questão recorrente na literatura pesquisada a apropriação equivocada ou distorcida do currículo integrado por gestores e professores do PROEJA. Discute‐se se tais equívocos estão relacionados às questões de ordem epistemológica, pedagógica ou política e qual a percepção dos professores sobre a proposta curricular que sustenta o programa. Concluímos, a partir de autores que discutem a formação docente para o PROEJA, sobre a necessidade de política de formação permanente tendo como alguns dos princípios a serem perseguidos a articulação entre currículo e didática que convirja para uma pedagogia integradora do currículo, da prática pedagógica e dos saberes cotidianos e científicos com vistas a formação integral dos sujeitos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples