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dc.creatorMousquer, Elenir de Fátima Cazzarotto
dc.creatorMaraschin, Mariglei Severo
dc.date.accessioned2017-07-31T14:32:37Z
dc.date.available2017-07-31T14:32:37Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1359
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPROEJApt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectInstituto Federalpt_BR
dc.titleReflexões a partir da pesquisa PROEJApt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoO artigo visa discutir, a partir de uma pesquisa documental o histórico de implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na modalidade educação de jovens e adultos e as conclusões de uma pesquisa realizada em um Instituto Federal. A fim de alcançar este objetivo, foi realizado um estudo no relatório de pesquisa, observando o histórico dos campus na implantação do PROEJA e as conclusões da pesquisa realizada. Os dados foram analisadas sob o viés de Análise de Conteúdo. Como conclusões o artigo destaca que a instituição tem 6 anos na oferta dos programas na modalidade EJA, envolvendo‐se com PROEJA Médio, PROEJA FIC, CERTIFIC e especialização. E, as principais conclusões da pesquisa analisada são a importância de diminuir os índices de evasão, reformular os projetos pedagógicos dos cursos construindo orientações institucionais coletivas, a efetivação de práticas de currículo integrado, a aproximação com os cursos de Licenciatura e a proposição de processos seletivos que privilegiam o conhecimento do curso.pt_BR


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