dc.creator | Mousquer, Elenir de Fátima Cazzarotto | |
dc.creator | Maraschin, Mariglei Severo | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:32:37Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:32:37Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1359 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | PROEJA | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Instituto Federal | pt_BR |
dc.title | Reflexões a partir da pesquisa PROEJA | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo visa discutir, a partir de uma pesquisa documental o histórico de implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na modalidade educação de jovens e adultos e as conclusões de uma pesquisa realizada em um Instituto Federal. A fim de alcançar este objetivo, foi realizado um estudo no relatório de pesquisa, observando o histórico dos campus na implantação do PROEJA e as conclusões da pesquisa realizada. Os dados foram analisadas sob o viés de Análise de Conteúdo. Como conclusões o artigo destaca que a instituição tem 6 anos na oferta dos programas na modalidade EJA, envolvendo‐se com PROEJA Médio, PROEJA FIC, CERTIFIC e especialização. E, as principais conclusões da pesquisa analisada são a importância de diminuir os índices de evasão, reformular os projetos pedagógicos dos cursos construindo orientações institucionais coletivas, a efetivação de práticas de currículo integrado, a aproximação com os cursos de Licenciatura e a proposição de processos seletivos que privilegiam o conhecimento do curso. | pt_BR |