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dc.creatorCosta, Renata Luiza da
dc.date.accessioned2017-07-31T14:32:20Z
dc.date.available2017-07-31T14:32:20Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1358
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectRede e-­Tecpt_BR
dc.subjectEducação Onlinept_BR
dc.subjectTeoria Histórico-­Culturalpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleRede e-Tec: análise crítica da organização pedagógicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo refere‐se a resultados parciais de uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica sobre a Educação a Distância na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) por meio da implantação do Programa Rede e-Tec. O foco do corrente texto é a análise pedagógica da Resolução CD/FNDE Nº 18/2010 em contraposição aos objetivos nacionais colocados para a EPT da Rede Federal. Fundamentados no referencial teórico da Teoria Histórico‐Cultural (VYGOTSKY, 1991; LIBÂNEO, 2006, 2011) realizamos uma análise crítica geral da organização pedagógica proposta para a Rede e-Tec nos Institutos Federais enfocando as atribuições docente e dos tutores dentro desse contexto. Como resultados parciais, explicamos que a relação do trio piramidal (professor → tutor → aluno), inserida na Rede e-Tec, não é suficiente para articular conteúdos e métodos numa didática online de forma a atender o perfil do egresso com formação integral, reduzindo-se a mais uma forma de ensino tecnicista e instrumental para atender ideais neoliberais.pt_BR


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