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dc.creatorHonorato, Hercules G.
dc.date.accessioned2017-07-31T14:32:03Z
dc.date.available2017-07-31T14:32:03Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1357
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovenspt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subjectProjeto Soldado Cidadãopt_BR
dc.subjectPronatecpt_BR
dc.titleO Pronatec e o Projeto Soldado Cidadão: uma articulação necessáriapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é identificar em que medida o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) pode contribuir para minimizar o gargalo existente na formação técnica oriunda do Projeto Soldado Cidadão (PSC), que consiste no não atingimento da totalidade anual dos jovens durante o Serviço Militar Inicial. Ambos têm por finalidade precípua oferecer qualificação técnico‐profissional aos jovens, possibilitando‐lhes concorrer ao mercado de trabalho em melhores condições. A metodologia foi qualitativa com pesquisa documental. No caso do PSC foi ainda utilizada uma empiria realizada via questionário com o gestor do Projeto no Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro. A pesquisa e os resultados são sobre o PSC e que, baseado nisso, este trabalho se propõe a um contraste com a proposta do Pronatec. A demanda reprimida do PSC seria atendida pelo Pronatec, o qual, a princípio, não é obrigatório, cabendo a decisão de procurá‐lo unicamente ao jovem, o que ratifica a não articulação entre as políticas.pt_BR


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