dc.description.resumo | O objetivo deste artigo é identificar em que medida o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) pode contribuir para minimizar o gargalo existente na formação técnica oriunda do Projeto Soldado Cidadão (PSC), que consiste no não atingimento da totalidade anual dos jovens durante o Serviço Militar Inicial. Ambos têm por finalidade precípua oferecer qualificação técnico‐profissional aos jovens, possibilitando‐lhes concorrer ao mercado de trabalho em melhores condições. A metodologia foi qualitativa com pesquisa documental. No caso do PSC foi ainda utilizada uma empiria realizada via questionário com o gestor do Projeto no Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro. A pesquisa e os resultados são sobre o PSC e que, baseado nisso, este trabalho se propõe a um contraste com a proposta do Pronatec. A demanda reprimida do PSC seria atendida pelo Pronatec, o qual, a princípio, não é obrigatório, cabendo a decisão de procurá‐lo unicamente ao jovem, o que ratifica a não articulação entre as políticas. | pt_BR |