dc.description.resumo | Este artigo apresenta um estudo do Programa Mulheres Mil, na cidade de Jaraguá do Sul, a fim de, analisar a teoria e prática do Programa Mulheres Mil, no período de 2011 à 2012, com a primeira turma ofertada no Campus. Na pesquisa foi utilizado o método descritivo-comparativo, com amplo material bibliográfico e entrevistas a partir da elaboração de questionário para pesquisa de campo, realizou-se uma revisão de literatura sobre políticas públicas, programas sociais ligados à educação, com vistas à (re) inclusão dos indivíduos. Entre os resultados obtidos destaca‐se o de acompanhar o processo de (re) inclusão social das mulheres participantes do programa mulheres mil, onde houve a inclusão das mulheres em uma vida social, tanto quando foram reconhecidas e valorizadas pelos seus esforços pela família; ao sentirem-‐se motivadas para continuarem os estudos ou terem o seu empreendimento para contribuir com a renda familiar. Como também se percebe a auto valorização do ser humano ao descobrir-se como mulheres que podem ir muito mais além do que a vida havia lhes proporcionado até o momento. | pt_BR |