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dc.creatorFlores, Léa
dc.creatorSouza, Marco Antonio Ferreira de
dc.date.accessioned2017-07-31T14:30:45Z
dc.date.available2017-07-31T14:30:45Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1354
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentação Socialpt_BR
dc.subjectPlanejamento Estratégicopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectSetor de Produçãopt_BR
dc.titleO setor de produção do IFMT Campus Campo Novo do Parecis e o planejamento estratégico: realidade e percepçõespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação teve como objetivo conhecer o que professores, alunos e técnicos administrativos envolvidos com o setor de produção pensam e sentem acerca deste setor, de sua realidade atual e de sua projeção para o futuro, especialmente quanto a sua forma de organização, manutenção e expansão. Procurou demonstrar a relevância do setor de produção no processo de formação profissional e seu papel atual no desenvolvimento do campus, bem como observar as percepções destes atores quanto ao planejamento estratégico, seu papel e importância gerencial na complementaridade da ação educacional. A pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório, utilizou da pesquisa bibliográfica para rever a criação e constituição dos Institutos Federais e do Campus Campo Novo do Parecis, da pesquisa documental para conhecer os documentos institucionais que tratam do planejamento estratégico no Instituto Federal de Mato Grosso e da pesquisa de campo, através do uso de questionários elaborados com questões abertas, para conhecer as percepções dos participantes da pesquisa quanto ao setor de produção e quanto ao planejamento estratégico. A fundamentação teórica do trabalho baseou‐se na revisão bibliográfica do planejamento na gestão pública, do planejamento estratégico e do planejamento da gestão escolar, e da teoria das representações sociais. Os resultados revelam, primeiramente, que falta à instituição elaborar e aprovar documentos institucionais que definam e detalhem os objetivos, diretrizes e ações do processo educativo pedagógico a ser desenvolvido na escola, expressando as exigências sociais e legais e os propósitos e expectativas da comunidade escolar contendo, inclusive a regulamentação do setor de produção tanto pedagógica quanto administrativamente. Revelam também as percepções dos participantes da pesquisa quanto ao setor de produção, seu importante papel de atender ao ensino, através da prática pedagógica, e a produção para o consumo do campus. Um setor contendo boa área de trabalho, mas que necessita de um gerenciamento mais eficiente para cumprir com suas funções. Esta gestão eficiente passa pelo uso do planejamento estratégico, com a definição de seus objetivos, estratégicas e ações, como revelam as representações realizadas pelo grupo de pesquisa. O resultado da pesquisa auxilia no entendimento do setor de produção como área estratégica da escola e demonstra a necessidade do uso do planejamento estratégico como importante ferramenta de trabalho.pt_BR


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