Os desafios do ensino médio integrado e o PROEJA diante à dualidade estrutural
dc.creator | Marçal, Fábio Azambuja | |
dc.creator | Ribeiro, Jorge Alberto Rosa | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:29:35Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:29:35Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1351 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Dualidade | pt_BR |
dc.title | Os desafios do ensino médio integrado e o PROEJA diante à dualidade estrutural | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho que segue é parte de uma pesquisa maior, em nível de doutorada, que tem com foco o Ensino Médio Integrado (EMI), incluindo a sua modalidade EJA (PROEJA), efetivado na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Em tal estudo pretende‐se analisar o potencial (do EMI e do PROEJA), de enfrentamento da dualidade estrutural que historicamente separou formação profissional e formação geral, impondo‐se como uma característica da trajetória da educação escolar brasileira. Nesse espaço, além de pontuar questões históricas das políticas de educação profissional no Brasil, serão construídas algumas análises sobre a temática central, EMI e PROEJA, dentro do cenário atual da Educação Profissional e Tecnológica, com olhar especial sobre os dados referentes as matrículas (EMI e PROEJA), indicadas pelo Senso Escolar 2011/2012. | pt_BR |