dc.creator | Suhr, Inge Renate Fröse | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:26:39Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:26:39Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1346 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inserção no trabalho | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.title | Conclusão do ensino médio, formação do trabalhador e inserção no trabalho | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este texto busca refletir sobre o papel do ensino médio na formação do trabalhador da atualidade. Retoma brevemente a histórica dualidade estrutural na formação de intelectuais e trabalhadores no Brasil e assume a necessidade de buscar a unitariedade possível mesmo ante os limites para sua superação sob o capitalismo. O ponto de referência é a percepção de trabalhadores e de gestores de recursos humanos de duas empresas da ponta da cadeia produtiva no setor metal-‐mecânico de Curitiba. Os dados coletados foram analisados a partir dos estudos da área de Trabalho e Educação, e indicam que, na realidade estudada, muito mais do que a formação científico-‐tecnológica o Ensino Médio parece estar contribuindo para a formação de uma subjetividade adequada aos padrões da gestão na produção flexível. A inserção no trabalho nestas empresas toma a conclusão da Educação Básica como pré-‐requisito, mas elementos tais como experiência prévia, cursos profissionalizantes e a posse de determinado perfil comportamental são decisivos na contratação. | pt_BR |