Novas exigências na formação do gestor: uma reflexão sobre uma educação profissional para além do capital
dc.creator | Amaral, Giselle Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:26:09Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:26:09Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1345 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Trabalho integrado | pt_BR |
dc.subject | Educação emancipadora | pt_BR |
dc.title | Novas exigências na formação do gestor: uma reflexão sobre uma educação profissional para além do capital | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo discute a importância do trabalho do gestor escolar estabelecendo o elo de ligação entre a responsabilidade da gestão e a formação educacional emancipadora, trazendo à reflexão os debates provindos dos conflitos armados entre o campo empresarial e o campo educacional. O objetivo deste trabalho é discutir as influências neoliberais no campo educacional brasileiro, bem como sua relação dialética na aplicação das teorias da Administração e seus impactos na gestão escolar, e ainda, promover a reflexão sobre a responsabilidade do gestor na formação do sujeito crítico reflexivo e construtor de sua realidade histórico-‐social. Primeiramente, este trabalho, buscará trazer elucidações acerca da educação no contexto capitalista, discutindo a formação do gestor face o trabalho integrado na escola, bem como um breve estudo sobre o seu papel como articulador de uma educação profissional emancipadora. | pt_BR |