dc.creator | Cardoso, Pierre Pinto | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:25:56Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:25:56Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1344 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mundo do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Empregabilidade | pt_BR |
dc.subject | Capital humano e ensino | pt_BR |
dc.title | O ensino de história e a formação para o mundo do trabalho no IFRR | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa analisa o papel do ensino de História na formação das competências e habilidades para o Mundo do Trabalho, junto aos alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio no IFRR, no ano de 2012. Questiona-se a lógica capitalista das mudanças da Rede Federal de Ensino através da crítica aos conceitos da empregabilidade, do capital humano e as orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Analisa‐ se o ensino de História no Brasil desde sua origem e procura-se traçar o marco histórico da inserção do modelo das competências da UNESCO nas orientações pedagógicas dos Institutos Federais. Observa‐se na prática dos professores de História do IFRR problemáticas relacionadas ao cumprimento dos componentes da Organização Didática, devido a reduzida carga horária destinada a disciplina, além da sua exclusão parcial na terceira série e total na quarta série do Integrado. A pesquisa realizada no Mestrado em Educação da UFRRJ utiliza uma abordagem qualitativa tendo como sujeitos 93 alunos e 3 professores de História. Como instrumentos de coletas de dados utilizamos a observação direta em sala de aula, questionários e entrevistas. | pt_BR |