Mostrar registro simples

dc.creatorCardoso, Pierre Pinto
dc.date.accessioned2017-07-31T14:25:56Z
dc.date.available2017-07-31T14:25:56Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1344
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMundo do trabalhopt_BR
dc.subjectEmpregabilidadept_BR
dc.subjectCapital humano e ensinopt_BR
dc.titleO ensino de história e a formação para o mundo do trabalho no IFRRpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa o papel do ensino de História na formação das competências e habilidades para o Mundo do Trabalho, junto aos alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio no IFRR, no ano de 2012. Questiona-­se a lógica capitalista das mudanças da Rede Federal de Ensino através da crítica aos conceitos da empregabilidade, do capital humano e as orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Analisa‐ se o ensino de História no Brasil desde sua origem e procura-se traçar o marco histórico da inserção do modelo das competências da UNESCO nas orientações pedagógicas dos Institutos Federais. Observa‐se na prática dos professores de História do IFRR problemáticas relacionadas ao cumprimento dos componentes da Organização Didática, devido a reduzida carga horária destinada a disciplina, além da sua exclusão parcial na terceira série e total na quarta série do Integrado. A pesquisa realizada no Mestrado em Educação da UFRRJ utiliza uma abordagem qualitativa tendo como sujeitos 93 alunos e 3 professores de História. Como instrumentos de coletas de dados utilizamos a observação direta em sala de aula, questionários e entrevistas.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples