Mostrar registro simples

dc.creatorMoreira, Nara
dc.creatorFreitas, Pâmela Junqueira
dc.creatorGobbi, Gianna Andréia Ferreira
dc.date.accessioned2017-07-31T14:25:15Z
dc.date.available2017-07-31T14:25:15Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1341
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistemas de telecomunicaçõespt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectAtividades práticaspt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas para o ensino da disciplina Sistemas de Telecomunicações sob a perspectiva da aprendizagem ativapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar nossa experiência na utilização de metodologias baseadas na aprendizagem ativa para o ensino da disciplina de Sistemas de Telecomunicações no curso Técnico em Eletrônica. Acreditamos que a aprendizagem torna‐se significativa na medida em que um novo conhecimento relaciona-se substancialmente com as informações já adquiridas pelo aluno. Assim, a aprendizagem ativa contribui para a formação integral do cidadão-trabalhador, inserindo‐o na dinâmica pedagógica de produção de conhecimento e não em mero receptor de informação. A utilização da metodologia da aprendizagem ativa possibilitou-nos constatar o envolvimento dos alunos com o conteúdo abordado, bem como o desenvolvimento de habilidades multidisciplinares e o auto aprendizado. Neste contexto, a avaliação da aprendizagem baseia-se na pirâmide de Miller relacionada a meta‐habilidades, uma articulação possível com as habilidades/competências exigidas pelo mundo do trabalho.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples