dc.creator | Moreira, Nara | |
dc.creator | Freitas, Pâmela Junqueira | |
dc.creator | Gobbi, Gianna Andréia Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:25:15Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:25:15Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1341 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de telecomunicações | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Atividades práticas | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas para o ensino da disciplina Sistemas de Telecomunicações sob a perspectiva da aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo apresentar nossa experiência na utilização de metodologias baseadas na aprendizagem ativa para o ensino da disciplina de Sistemas de Telecomunicações no curso Técnico em Eletrônica. Acreditamos que a aprendizagem torna‐se significativa na medida em que um novo conhecimento relaciona-se substancialmente com as informações já adquiridas pelo aluno. Assim, a aprendizagem ativa contribui para a formação integral do cidadão-trabalhador, inserindo‐o na dinâmica pedagógica de produção de conhecimento e não em mero receptor de informação. A utilização da metodologia da aprendizagem ativa possibilitou-nos constatar o envolvimento dos alunos com o conteúdo abordado, bem como o desenvolvimento de habilidades multidisciplinares e o auto aprendizado. Neste contexto, a avaliação da aprendizagem baseia-se na pirâmide de Miller relacionada a meta‐habilidades, uma articulação possível com as habilidades/competências exigidas pelo mundo do trabalho. | pt_BR |