Mostrar registro simples

dc.creatorSouza, Leigh Maria de
dc.date.accessioned2017-07-31T14:18:25Z
dc.date.available2017-07-31T14:18:25Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1335
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectCampopt_BR
dc.subjectEducação profissional agrícolapt_BR
dc.titleO conceito de habitus e campo: princípios que sustentam o ethos docente da educação profissional agrícolapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoEste artigo discute a relação entre os conceitos de habitus e de campo em Bourdieu, refletindo acerca da relação entre o campo da educação profissional e a prática docente que formou e conformou o campo da Educação Profissional. Nesse sentido, busca­‐se compreender o habitus professoral na Educação Profissional Agrícola e o agente que nela atua; o que influenciou em sua trajetória e que também foi por ele influenciado; o que permitiu reconstruir historicamente, pela via do estudo das trajetórias individuais, traços da dinâmica dos campos da Educação Profissional. Bourdieu (2003) define habitus como disposições, estilos de vida, maneiras e gostos incorporados e campo como um espaço social que possui estrutura própria e, relativamente, autônoma em relação a outros espaços sociais, que tem uma lógica própria de funcionamento, estratificação e princípios que regulam as relações entre os agentes sociais. Por meio de questionários, observações e entrevistas semi-­ estruturadas, centraram­‐se as indagações nos temas ligados às trajetórias, ao fazer pedagógico e à origem social dos docentes.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples