dc.description.resumo | Este artigo discute a relação entre os conceitos de habitus e de campo em Bourdieu, refletindo acerca da relação entre o campo da educação profissional e a prática docente que formou e conformou o campo da Educação Profissional. Nesse sentido, busca‐se compreender o habitus professoral na Educação Profissional Agrícola e o agente que nela atua; o que influenciou em sua trajetória e que também foi por ele influenciado; o que permitiu reconstruir historicamente, pela via do estudo das trajetórias individuais, traços da dinâmica dos campos da Educação Profissional. Bourdieu (2003) define habitus como disposições, estilos de vida, maneiras e gostos incorporados e campo como um espaço social que possui estrutura própria e, relativamente, autônoma em relação a outros espaços sociais, que tem uma lógica própria de funcionamento, estratificação e princípios que regulam as relações entre os agentes sociais. Por meio de questionários, observações e entrevistas semi- estruturadas, centraram‐se as indagações nos temas ligados às trajetórias, ao fazer pedagógico e à origem social dos docentes. | pt_BR |