dc.creator | Gaspar, Maria de Lourdes Ribeiro | |
dc.creator | Ribeiro, Elisa Antonia | |
dc.creator | Silva, Kamilla Germano | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:18:08Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:18:08Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1334 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Pibid | pt_BR |
dc.subject | Ensino da computação | pt_BR |
dc.title | O ensino da computação, o PIBID e a formação inicial: primeiras aproximações com o objeto de estudo | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este texto parte do projeto de pesquisa - Avaliação do impacto do Pibid na Formação Inicial e na permanência dos Licenciandos dos Institutos Federais de Minas Gerais, cuja temática é o ensino e a aprendizagem da computação no âmbito do Pibid e financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IFTM. O recorte temporal abrange os anos de 2009 a 2013, visto que este período foi marcado por expansão do programa nas universidades, institutos federais e faculdades de educação. Destacam‐se as reflexões: o(s) impacto(s) na relação ensino aprendizagem e a formação inicial do licenciando. O estudo é desenvolvido a partir da abordagem qualitativa e envolverá duas etapas: a teórico‐bibliográfica e a pesquisa de campo com a utilização de questionários e entrevista semi-estruturada. Para este trabalho avaliou-se 25 (vinte e cinco) artigos que abordam o Pibid e o ensino e aprendizagem da computação. Os achados deste estudo permitem uma primeira aproximação com o que se tem produzido sobre a temática do ensino da computação e o Pibid em nível nacional, compreendendo o programa como uma nova abordagem metodológica de ensino e aprendizagem. | pt_BR |