dc.description.resumo | A pesquisa foi realizada mediante análise bibliográfica, documental e etnográfica, resultando da atuação do autor nas turmas do Ensino Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, na Disciplina Artes e Cultura, do Instituto Federal do Pará, Campus Rural de Marabá, localizado próximo a uma área de assentamento da reforma agrária, que desenvolve a Pedagogia da Alternância e atende alunos de várias cidades do sudeste paraense. A partir do Planejamento da sessão, a temática seria o Plano de Melhoria do Lote, neste sentido pensou-se como a arte entraria nesta questão? Considerando a linguagem visual como uma forma de transmissão de mensagens, com o mesmo valor da linguagem escrita, optou‐se pela utilização das artes visuais. Essa experiência teve como objetivo levar os educandos a se expressarem através da linguagem das artes visuais, construindo o Plano de Melhoria do Lote, de forma visual, levando a arte a contribuir na compreensão de um dos produtos do curso, que seria o Plano de melhoria do Lote, a partir do estudo dos elementos formais das artes visuais e cores, cada educando desenhou , pintou e socializou seu projeto com os colegas de classe, caindo a ideia da turma de não saber desenhar e reconhecimento que a arte é importante em qualquer profissão, desenvolvendo na escola a interdisciplinaridade. | pt_BR |