Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Mara Pereira da
dc.date.accessioned2017-07-31T14:17:50Z
dc.date.available2017-07-31T14:17:50Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1333
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleO ensino da arte no nível médio integrado ao técnico: uma experiência na educação do campopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa foi realizada mediante análise bibliográfica, documental e etnográfica, resultando da atuação do autor nas turmas do Ensino Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, na Disciplina Artes e Cultura, do Instituto Federal do Pará, Campus Rural de Marabá, localizado próximo a uma área de assentamento da reforma agrária, que desenvolve a Pedagogia da Alternância e atende alunos de várias cidades do sudeste paraense. A partir do Planejamento da sessão, a temática seria o Plano de Melhoria do Lote, neste sentido pensou-­se como a arte entraria nesta questão? Considerando a linguagem visual como uma forma de transmissão de mensagens, com o mesmo valor da linguagem escrita, optou‐se pela utilização das artes visuais. Essa experiência teve como objetivo levar os educandos a se expressarem através da linguagem das artes visuais, construindo o Plano de Melhoria do Lote, de forma visual, levando a arte a contribuir na compreensão de um dos produtos do curso, que seria o Plano de melhoria do Lote, a partir do estudo dos elementos formais das artes visuais e cores, cada educando desenhou , pintou e socializou seu projeto com os colegas de classe, caindo a ideia da turma de não saber desenhar e reconhecimento que a arte é importante em qualquer profissão, desenvolvendo na escola a interdisciplinaridade.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples