dc.creator | Princival, Guilherme Cunha | |
dc.creator | Vinholi Júnior, Airton José | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:13:18Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:13:18Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1329 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biologia celular | pt_BR |
dc.subject | Modelos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Mapas conceituais | pt_BR |
dc.title | Modelos didáticos e mapas conceituais: biologia celular e as interfaces com a informática em cursos técnicos do IFMS | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | Considerando as dificuldades inerentes ao conteúdo de Biologia celular, foi proposta a confecção e uso de modelos didáticos como meio potencialmente significativo para efetivar a aprendizagem de conceitos sobre célula em estudantes do IFMS/Ponta Porã. Procurou-‐se, com o uso de Mapas Conceituais, favorecer uma organização dos conhecimentos sobre essa temática, de modo a promover uma visão mais integradora do conteúdo. O estudo fundamentou-‐se na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Com base nos conhecimentos prévios, foi preparada a sequencia didática, que se subordinou também aos princípios da diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, utilizando Mapas Conceituais. Tais dados, após serem descritos e analisados, permitiram inferir a ocorrência da evolução conceitual e Aprendizagem Significativa. O trabalho demonstra união de conhecimento de área básica e técnica para contribuir com o ensino e aprendizagem em cursos de educação profissional e tecnológica do IFMS. | pt_BR |