dc.creator | Dias, Marlei José de Souza | |
dc.creator | Gaspar, Maria de Lourdes Ribeiro | |
dc.creator | Ribeiro, Elisa Antonia | |
dc.creator | Bueno, Eliane de Souza Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:11:11Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:11:11Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1327 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Socialização Docente | pt_BR |
dc.subject | Identidade Profissional | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.title | As tensões e desafios na profissionalização docente: uma proposta de formação continuada no âmbito do espaço escolar do Instituto Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo descreve pesquisa em andamento sobre os processos de socialização e desenvolvimento da identidade profissional dos docentes que atuam na educação superior do IFTM/ Câmpus Uberlândia e Câmpus Uberlândia Centro, através da investigação da prática desses professores. O objetivo é analisar como os docentes que atuam nos cursos de graduação aprendem a ensinar e quais são os saberes necessários ao exercício da docência. Os resultados poderão servir como indicativo para políticas de formação continuada e, até mesmo, mudança na forma de ingresso do professor nos Institutos Federais para o caso de professores oriundos de cursos que oferecem tanto o bacharelado como a licenciatura e para que se possa melhorar também a qualidade do ensino ofertado aos discentes. O recorte temporal abrange os anos de 2009 a 2012, visto que este período foi marcado por expansão no número de vagas e cursos oferecidos e, consequentemente, houve contratação/efetivação de um número grande de docentes. Será utilizada a metodologia da pesquisa qualitativa, com a utilização de questionários e entrevista semi-‐estruturada. | pt_BR |