dc.creator | Sandri, Simone | |
dc.creator | Yamanoe, Mayara Cristina Pereira | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:10:55Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:10:55Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1326 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | PROEJA | pt_BR |
dc.subject | Sujeitos‐alunos | pt_BR |
dc.subject | Integração | pt_BR |
dc.subject | Desintegração. | pt_BR |
dc.title | As relações estabelecidas pelos sujeitos-alunos do PROEJA: desintegração da formação integrada | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | A temática do presente trabalho se refere às relações que os sujeitos‐alunos do PROEJA estabelecem no seu processo de formação, em especial, entre os conhecimentos estudados no curso e as relações sociais que vivenciam. Nessa direção, procuramos analisar no artigo, alguns aspectos referentes a seguinte problemática de pesquisa: quais as relações que os sujeitos‐alunos do curso de Segurança do Trabalho/PROEJA, atribuem ao conhecimento proporcionado por esse curso e o mundo do trabalho? Para tratar dessa questão, realizamos procedimentos metodológicos, tais como: levantamento e análise documental e de bibliografias sobre o tema; elaboração e aplicação de entevistas estruturadas com 18 alunos (90%) do referido curso; tabulação e análise dos dados. Sistematizamos parte de nossas análises nesse artigo e da seguinte forma: fundamentos da formação integrada propostos pelo PROEJA; reflexões acerca das relações que os sujeitos-‐alunos do PROEJA fazem acerca dos conteúdos estudados e o mundo do trabalho. Dos resultados que obtivemos, destacamos no texto o predomínio que alunos entrevistados atribuem aos conhecimentos específicos, especialmente, ao estabelecerem relações com a realidade que vivem e com suas expectativas após a conclusão do curso. | pt_BR |