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dc.creatorOrtigara, Claudino
dc.date.accessioned2017-07-31T14:10:20Z
dc.date.available2017-07-31T14:10:20Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1324
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectDualidade do ensinopt_BR
dc.titleInstitutos Federais: uma nova concepção de educação ou reorganização administrativa?pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoRealiza­‐se neste trabalho uma análise da criação dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, tendo como eixo norteador a dualidade histórica presente entre o ensino propedêutico e formação para o trabalho. Utilizamos como procedimento metodológico a análise documental dos instrumentos jurídico ­‐ normativos e do plano de expansão, realizado no período dos governos Lula (2003 a 2006 e 2007 a 2010). Verificamos que, embora os Institutos representem uma forma de reorganização administrativa da rede federal, sua institucionalidade aponta para redução da dualidade.pt_BR


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