dc.creator | Ortigara, Claudino | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:10:20Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:10:20Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1324 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Dualidade do ensino | pt_BR |
dc.title | Institutos Federais: uma nova concepção de educação ou reorganização administrativa? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | Realiza‐se neste trabalho uma análise da criação dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, tendo como eixo norteador a dualidade histórica presente entre o ensino propedêutico e formação para o trabalho. Utilizamos como procedimento metodológico a análise documental dos instrumentos jurídico ‐ normativos e do plano de expansão, realizado no período dos governos Lula (2003 a 2006 e 2007 a 2010). Verificamos que, embora os Institutos representem uma forma de reorganização administrativa da rede federal, sua institucionalidade aponta para redução da dualidade. | pt_BR |