dc.description.resumo | O presente trabalho trata-se de um estudo sobre a inserção do curso de Licenciatura em Espanhol no contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima e Rio Grande do Norte mediante a análise de narrativas de vida de quatro professores formadores. No histórico de oferta de licenciaturas da Rede Federal, os primeiros cursos de Letras têm início no ano de 2006, ampliando o debate interno entre os saberes das Ciências Exatas, Industriais e Humanas. Esta pesquisa é fruto de um projeto de pós‐doutorado em Linguística Aplicada em que trabalhamos com memórias de professores formadores a partir do relato de seu trabalho em turmas de Licenciatura e a unicidade do discurso dos participantes em relação ao teor do Projeto Pedagógico dos cursos pesquisados. Para este artigo, optamos por analisar as narrativas dos docentes idealizadores e atuantes nos cursos, destacando suas práticas pedagógicas e experiências que demonstrem consonância com o prescrito no documento institucional. Para alcançar tais objetivos, recorremos, principalmente, aos estudos teóricos de CELANI (2002), TELLES (2002), MELLO (2004) e DAHER e SANT’ANNA (2010). | pt_BR |