dc.creator | Maraschin, Mariglei Severo | |
dc.creator | Amaral, Cláudia Letícia de Castro do | |
dc.creator | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:03:33Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:03:33Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1318 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Gestores | pt_BR |
dc.subject | Instituições Federais | pt_BR |
dc.title | As experiências de implementação do ensino médio integrado: a visão dos gestores das instituições federais da região central do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo visa apresentar, na visão dos gestores de três Instituições Federais da região central do Rio Grande do Sul, as experiências de implementação do Ensino Médio Integrado, incluindo o Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na modalidade educação de jovens e adultos. A fim de alcançar este objetivo, o artigo será organizado destacando o histórico de cada instituição na oferta do Ensino Médio Integrado, a análise das entrevistas realizadas com gestores das três instituições federais as quais foram analisadas sob o viés de Análise de Conteúdo. Para finalizar discutiremos as experiências de cada instituição na implementação da “política”. Todo o estudo pauta-‐se no materialismo histórico dialético. Como principais resultados, observa-‐se que duas instituições vêem grandes avanços na discussão e implementação dos cursos de Ensino Médio Integrado e a outra instituição optou pela não oferta dos cursos. | pt_BR |