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dc.creatorSaldanha, Letícia de Luca Wollmann
dc.date.accessioned2017-07-31T14:03:18Z
dc.date.available2017-07-31T14:03:18Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1317
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectPolíticas de Educação Profissionalpt_BR
dc.subjectParcerias público-­privadopt_BR
dc.subjectPRONATECpt_BR
dc.titleA relação publico-privado: estado e políticas de educação profissionalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo discute o tema das parcerias público-­‐privado que impactam a Política Educacional para o Ensino Médio e Educação Profissional, constante do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Através de uma abordagem crítica, apresenta inicialmente a matriz dicotômica público e privado, analisada por Bobbio (1997) no desenvolvimento histórico-­‐político dos termos; a seguir, estes são relacionados concretamente na formação e desenvolvimento econômico-­‐político e social do Estado Brasileiro com base em Oliveira (1972) e Raichelis (2000), destacando-­‐se a Reforma “administrativa” dos anos 1990 (PERONI, 2003), importante mediação e antecedente histórico imediato das parcerias público-­‐privado. O PRONATEC traz em seu bojo um modelo expansionista e de gestão público-­‐privado. As considerações finais apontam como as atuais relações entre o público e o privado (PERONI; CAETANO, 2012) impactam a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e se configuram em partes constitutivas da concepção e das ações materializadas concretamente no todo: o Estado brasileiro contemporâneo.pt_BR


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