dc.creator | Saldanha, Letícia de Luca Wollmann | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:03:18Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:03:18Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1317 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estado | pt_BR |
dc.subject | Políticas de Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Parcerias público-privado | pt_BR |
dc.subject | PRONATEC | pt_BR |
dc.title | A relação publico-privado: estado e políticas de educação profissional | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo discute o tema das parcerias público-‐privado que impactam a Política Educacional para o Ensino Médio e Educação Profissional, constante do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Através de uma abordagem crítica, apresenta inicialmente a matriz dicotômica público e privado, analisada por Bobbio (1997) no desenvolvimento histórico-‐político dos termos; a seguir, estes são relacionados concretamente na formação e desenvolvimento econômico-‐político e social do Estado Brasileiro com base em Oliveira (1972) e Raichelis (2000), destacando-‐se a Reforma “administrativa” dos anos 1990 (PERONI, 2003), importante mediação e antecedente histórico imediato das parcerias público-‐privado. O PRONATEC traz em seu bojo um modelo expansionista e de gestão público-‐privado. As considerações finais apontam como as atuais relações entre o público e o privado (PERONI; CAETANO, 2012) impactam a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e se configuram em partes constitutivas da concepção e das ações materializadas concretamente no todo: o Estado brasileiro contemporâneo. | pt_BR |