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dc.creatorCosta, Fernanda Cosme da
dc.date.accessioned2017-07-31T14:03:04Z
dc.date.available2017-07-31T14:03:04Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1316
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectSuperexploraçãopt_BR
dc.subjectPRONATECpt_BR
dc.titleA qualificação profissional da classe trabalhadora no PRONATEC e os mecanismos de superexploração da força de trabalhopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo apresentar reflexões preliminares acerca da política brasileira contemporânea de educação profissional, com ênfase em ações de qualificação profissional efetivadas no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho é socializar as reflexões preliminares a respeito dos principais condicionantes que definem mudanças na política de educação profissional no Brasil contemporâneo, e especificamente, dentre as ações do PRONATEC, quais os princípios que norteiam a qualificação profissional dos trabalhadores. Este estudo tem no materialismo histórico dialético o seu referencial teórico metodológico, o que implica em conceber a educação profissional enquanto um processo histórico que guarda uma relação dialética com os processos produtivos. Assim, a fim de compreender as mudanças ocorridas no processo produtivo e nos padrões de desenvolvimento brasileiro, utilizou-­‐se o aporte teórico da Teoria do Sistema Mundial e da Teoria da Dependência.pt_BR


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