dc.creator | Vieira, Marilandi Maria Mascarello | |
dc.creator | Vieira, Josimar de Aparecido | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:00:13Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:00:13Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1310 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Produção de conhecimentos | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A produção de conhecimentos na educação profissional: contribuições para o processo ensino‐aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho é analisado como os conhecimentos podem ser produzidos na educação profissional, tendo como fundamentos a compreensão de como o saber social é produzido pelas pessoas no seu cotidiano, considerando os conceitos essenciais de conhecimento do senso comum e de conhecimento científico. Na primeira parte, denominada “Do saber do senso comum à rigorosidade do saber elaborado” são examinados alguns aspectos relacionados com o saber, o senso comum e o conhecimento científico. Diante desta análise, na segunda e última parte, denominada “Educação profissional: espaço para a produção de conhecimento?”, a educação profissional é tratada como espaço de produção de conhecimentos, considerando a atuação, escolarização e profissionalização dos professores e a inter-‐relação das práticas pedagógicas com o saber social produzido socialmente. Na produção dessas partes estão envolvidos trabalhos que foram desenvolvidos e publicados na literatura acadêmica, abarcando posições e tendências de autores que vêm pesquisando a referida temática nos últimos anos. | pt_BR |