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dc.creatorLima, Desire Luciane Dominschek
dc.date.accessioned2017-07-28T14:24:05Z
dc.date.available2017-07-28T14:24:05Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1309
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da educação profissionalpt_BR
dc.subjectSENAIpt_BR
dc.subjectRoberto Mangept_BR
dc.titleA educação integral uma filosofia de ensino para as escolas do SENAIpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho discute parte da trajetória de ensino concebida por Roberto Mange para as escolas do SENAI. O que estará em foco neste trabalho será o discurso da concepção de ensino para a formação de mão de obra técnica. Como Roberto Mange idealiza os processos de ensino da instituição, colocaremos a escola de Curitiba em destaque, visto a localização do periódico que constitui a fonte principal. Consta do acervo no Centro de Memória do SENAI-­‐PR, um boletim, de publicação semestral, produzido pelos alunos do SENAI-­‐PR, órgão informativo dos alunos. As escolas do SENAI foram criadas pelo Decreto-­‐lei nº. 4.048, de 22 de janeiro de 1942. Desde então, o SENAI alinhou-­‐se às políticas de desenvolvimento industrial, passando a desenvolver projetos de vertente tecnológica, gestão de recursos humanos, reconfiguração dos espaços físicos, gestão de qualidade e redefinição da filosofia da educação profissional. Nesse sentido propomos apresentar recortes da instalação das escolas do SENAI no Brasil focando o Estado Paraná frente à concepção de ensino orientada por Roberto Mange.pt_BR


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