dc.creator | Lima, Desire Luciane Dominschek | |
dc.date.accessioned | 2017-07-28T14:24:05Z | |
dc.date.available | 2017-07-28T14:24:05Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1309 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História da educação profissional | pt_BR |
dc.subject | SENAI | pt_BR |
dc.subject | Roberto Mange | pt_BR |
dc.title | A educação integral uma filosofia de ensino para as escolas do SENAI | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho discute parte da trajetória de ensino concebida por Roberto Mange para as escolas do SENAI. O que estará em foco neste trabalho será o discurso da concepção de ensino para a formação de mão de obra técnica. Como Roberto Mange idealiza os processos de ensino da instituição, colocaremos a escola de Curitiba em destaque, visto a localização do periódico que constitui a fonte principal. Consta do acervo no Centro de Memória do SENAI-‐PR, um boletim, de publicação semestral, produzido pelos alunos do SENAI-‐PR, órgão informativo dos alunos. As escolas do SENAI foram criadas pelo Decreto-‐lei nº. 4.048, de 22 de janeiro de 1942. Desde então, o SENAI alinhou-‐se às políticas de desenvolvimento industrial, passando a desenvolver projetos de vertente tecnológica, gestão de recursos humanos, reconfiguração dos espaços físicos, gestão de qualidade e redefinição da filosofia da educação profissional. Nesse sentido propomos apresentar recortes da instalação das escolas do SENAI no Brasil focando o Estado Paraná frente à concepção de ensino orientada por Roberto Mange. | pt_BR |