Mostrar registro simples

dc.creatorLima, Fernanda Bartoly Gonçalves de
dc.creatorSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
dc.date.accessioned2017-07-28T14:23:32Z
dc.date.available2017-07-28T14:23:32Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1307
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstitutos Federaispt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectConcepção políticapt_BR
dc.titleA concepção de formação de professores nos Institutos Federais: um estudo dos discursos políticospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo central analisar a concepção de formação de professores presentes nos discursos políticos que incidem sobre os Institutos Federais de Educação, ciência e Tecnologia (IF), abordando o entendimento desta formação e seu locus no contexto histórico, político e social. Desta forma, a base lógica da presente investigação é a dialética, entendida a partir do materialismo histórico. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, além da busca e análise de documentos oficiais produzidos e publicados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, que trazem concepções de formação de professores para os IF. A partir daí, se verifica que a concepção de formação de professores se aproxima das concepções pragmáticas e tecnicistas, com o trabalho em seu sentido reificado. Pondera-­‐se que, apesar de uma concepção alinhada às necessidades do sistema capitalista, a possibilidade de formação de professores nos IF abre espaço para o desenvolvimento de ações em torno de uma concepção de formação de professores como um pesquisador crítico em direção a uma educação emancipatória.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples