Mostrar registro simples

dc.creatorGomes, Edilene Pereira Ferreira
dc.creatorGomes, Hareton Ribeiro
dc.date.accessioned2017-07-28T14:22:51Z
dc.date.available2017-07-28T14:22:51Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1304
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.subjectIFRNpt_BR
dc.titleA formação pedagógica e a formação em educação profissional e tecnológica dos tutores da Rede E-TEC Brasil no IFRNpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa fez um levantamento sobre os requisitos exigidos para a tutoria nos Cursos Técnicos de Nível Médio (CTNM) subsequentes, na modalidade EaD, no IFRN, para verificar a formação dos tutores em relação à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a formação pedagógica para o magistério. Ela foi feita através da analise dos editais de seleção para o exercício de tutoria no IFRN, de 2011 ao inicio de 2013, e nos respectivos projetos pedagógicos dos cursos técnicos oferecidos. Nela se constatou que para a tutoria nem sempre é exigido um profissional da educação com graduação e oriundo de um curso de licenciatura, visto que os editais exigem para o tutor à distância, a graduação ou pós-­‐graduação na disciplina específica, ou ser técnico de nível médio do curso com comprovação que foi aprovado na referida disciplina e para a tutoria presencial é exigido apenas formação mínima de técnico de nível médio e experiência profissional comprovada de um ano no magistério. Desse modo, fica o questionamento, como o tutor, sem formação específica para a docência, trabalha a mediação na educação profissional na modalidade à distância? Como contribuição, a pesquisa propõe a criação do Curso de Formação Pedagógica em Educação Profissional e Tecnológica para os tutores sem licenciatura do IFRN.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples