dc.description.resumo | A pesquisa fez um levantamento sobre os requisitos exigidos para a tutoria nos Cursos Técnicos de Nível Médio (CTNM) subsequentes, na modalidade EaD, no IFRN, para verificar a formação dos tutores em relação à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a formação pedagógica para o magistério. Ela foi feita através da analise dos editais de seleção para o exercício de tutoria no IFRN, de 2011 ao inicio de 2013, e nos respectivos projetos pedagógicos dos cursos técnicos oferecidos. Nela se constatou que para a tutoria nem sempre é exigido um profissional da educação com graduação e oriundo de um curso de licenciatura, visto que os editais exigem para o tutor à distância, a graduação ou pós-‐graduação na disciplina específica, ou ser técnico de nível médio do curso com comprovação que foi aprovado na referida disciplina e para a tutoria presencial é exigido apenas formação mínima de técnico de nível médio e experiência profissional comprovada de um ano no magistério. Desse modo, fica o questionamento, como o tutor, sem formação específica para a docência, trabalha a mediação na educação profissional na modalidade à distância? Como contribuição, a pesquisa propõe a criação do Curso de Formação Pedagógica em Educação Profissional e Tecnológica para os tutores sem licenciatura do IFRN. | pt_BR |