dc.creator | Sousa, Adriana e Silva | |
dc.creator | França, Radyfran Nascimento de | |
dc.date.accessioned | 2017-07-28T14:22:39Z | |
dc.date.available | 2017-07-28T14:22:39Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1303 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Inclusão excludente | pt_BR |
dc.title | A organização pedagógica do projovem urbano: Os (des)caminhos do planejamento | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | A preocupação em torno da organização pedagógica do ensino trouxe a necessidade de pensar o planejamento realizado pelos professores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano). Esse trabalho é resultado de reflexões sistemáticas realizadas durante as formações de educadores do ProJovem Urbano do Estado do Ceará através das diferentes atividades propostas para pensar o planejamento. Percebemos que os estudos sobre o planejamento trazem importantes elementos que contribuem na construção de um processo de ensino-‐aprendizagem, contudo parece que esses estudos ainda não lograram suficiente prestígio na organização concreta das propostas pedagógicas implantadas nos programas governamentais de educação. Apreendemos, ainda, que existe uma necessidade urgente de que os professores e alunos que fazem o cotidiano do ProJovem Urbano tenham suas falas ouvidas para contribuir com uma modificação de sua organização pedagógica capaz de construir uma aprendizagem que vá além do que os números mostram. Assim, as políticas educacionais precisam ser gestadas no contexto em que delas se necessite e por aqueles que dela fazem parte. | pt_BR |