dc.creator | Maia, Joaildo | |
dc.creator | Faria, Débora Suzane de Araújo | |
dc.date.accessioned | 2017-07-28T14:22:25Z | |
dc.date.available | 2017-07-28T14:22:25Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1302 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Funções Trigonométricas | pt_BR |
dc.subject | Seno e Co-‐Seno | pt_BR |
dc.subject | Geogebra | pt_BR |
dc.title | O ensino de matemática na educação profissional: a relação entre funções trigonométricas e o software Geogebra | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo aborda uma discussão de como integrar a formação profissional à formação dos estudantes, oportunizando a esses criticidade, autonomia e cidadania através do exercício de uma prática educativa que parte da perspectiva da formação humana integral. O texto se fundamenta em um recorte do trabalho de pesquisa de pós-‐graduação “Stricto Sensu” intitulado O Ensino das Funções Trigonométricas através do Software Geogebra. Nesse contexto, o ensino da matemática deve partir de situações reais da vida do estudante associando e relacionando o trabalho com sua formação humana. Dessa forma, o uso de recursos computacionais só vem a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, entre os quais podemos destacar o software Geogebra. Por último, abordamos a relação que deve existir entre as disciplinas técnicas e da educação básica no que diz respeito à formação humana integral, que deve se articular na proposta de um currículo integrado. Os resultados obtidos indicaram que a utilização do software contribuiu para uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos estudados. | pt_BR |